29 Mapas de “Eye Tracking” que revelam aonde as pessoas realmente olham

  1. 29 Mapas de "Eye Tracking" que revelam aonde as pessoas realmente olham




O Eye Tracking ( Rastreamento do Olhar ) é uma das ferramentas mais modernas e eficientes que existem hoje para a realização de pesquisas de neurobusiness. Com extrema rapidez e perfeita precisão, o Eye Tracking monitora o movimento ocular das pessoas, permitindo ao pesquisador saber exatamente para onde a pessoa olhou, quanto tempo e quantas vezes olhou, qual foi o caminho percorrido por seus olhos e muito mais.

Devido à gama de informações geradas pela ferramenta, as análises são infinitas. O Eye Tracking pode ser utilizado em diversos trabalhos, como: comunicação, embalagem e gôndola, psicolinguística, interação humano-máquina, psicologia, etc.

Além disso, pode ser trabalhado com o complemento de outras ferramentas, como o EEG – Eletroencefalograma, Leitura Facial, entre outras, que enriquece ainda mais a análise, proporcionando um profundo entendimento do comportamento real das pessoas, ponto falho nas atuais pesquisas tradicionais ao consumidor, principalmente nas abordagens quantitativas.

A equipe do Bussiness Insider reuniu 29 mapas desde propagandas a gondolas que mostram realmente aonde as pessoas olham, confira:

Anúncio Revista – Dolce & Gabbana

Todos olham para o rosto da atriz Scarlett Johansson.

Scarlett Johansson - Dolce & Gabbana

Animações

Aqui você pode ver o que os olhos seguem em diferentes animações

Coca-Cola

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Embalagem – Carne

Neste pacote de carne, primeiramente eles olham a carne na direita, logo em seguida olham a etiqueta com preços e mais detalhes, e em terceiro lugar olham o adesivo logo abaixo.

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Quadro – Santa Ceia

No quadro o foco se concentra em Jesus e seus apóstolos, em seguida naturalmente o olhar se dispersa no espaço existente entre as duas janelas no fundo.

Quadro - Santa Ceia

Prateleiras – Supermercado

A maioria das pessoas se concentram nos preços.

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No gráfico abaixo uma trama do olhar verificando uma prateleira cheia de shampoo

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Anúncio Revista – Porche

Ninguém se preocupa com o carro, eles preferem ler.

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Anúncio Revista – Olhar do Homem x Olhar da Mulher

Os homens passam mais tempo olhando para a mulher, enquanto as mulheres ler o restante do anúncio.

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Observe que os homem não olham o sapato.

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No exemplo abaixo, os homens fixam o olhar mais no dorso do homem do que as mulheres, que apenas focam no rosto.

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No exemplo de um perfil de uma mulher numa rede social (img. esquerda), ambos os gêneros olham para o rosto na mulher, já no exemplo direito, em um perfil masculino, ambos os gêneros preferem ler o texto.

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Anúncio Revista – Shampoo Garnier

Apesar da longa barba, as pessoas ainda se concentram no rosto do modelo.

Shampoo Garnier

Gondolas – Lojas

Coloque um produto ligeiramente à esquerda no centro de exposição em uma loja para obter o máximo de atenção.

Jornal – NY Times

Há muita coisa acontecendo nesta versão do página do New York Times ‘. As imagens e caixas de texto especiais venceu.

NY Times

Anúncio Revista – Smartwater

Fizeram um bom trabalho neste anúncio da Smartwater, levaram as pessoas a percerber primeiramente a garrafa de água como também o ombro do modelo.

Smart Water

Anúncio Revista – Sunsilk

Nestes anúncios da Sunsilk, mostram que apenas colocar trocar a imagem do rosto bonito não é suficiente. Não importa onde a modelo está olhando.

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Anúncio Revista – Pepsi

Neste anúncio a lata de Pepsi é tão atraente quanto o rosto da mulher.

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Anúncio Revista – Jóias

Veja o quanto as pessoas olharam as jóias neste anúncio.

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Website – Banners

Nesta imagem abaixo mostra a “cegueira dos banners”, revelando um grande problema no posicionamento deles.

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Website – Google Search

No Google, as cinco principais listas na página tem a máxima atenção. Todo o resto é considerado abaixo da dobra.

Google Search

Facebook – Feed de Notícias

No Facebook, as imagens atraem mais os olhares.

Facebook

Partida de Futebol

O foco do olhar das pessoas fica concentrado no jogados com a bola que e no outro jogador que teoricamente a receberá.

Partida de Futebol

Outdoor – Chello

Mesmo que a foto do homem não seja grande neste outdoor, a maioria as pessoas concentram o olhar no texto à esquerda.

Billboard

Fotografia – Olhar Homem x Olhar Mulher

A mulher tende a olhar primeiramente o rosto para depois olhar o rosto…

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Enquanto os homens concentram mais na virilha.

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Ponto Turístico – Las Vegas

O que as pessoas olham quando eles vêem esta vista de Las Vegas? O olho olha para a frente e depois vira de volta para a esquerda.

Las Vegas

Currículo

Nos seis segundos os recrutadores veem o curriculo, seus olhos focam no nome, títulos de cargos atuais e anteriores as datas, e educação.

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A maiorias destas imagens foram cedidas pela Sticky, empresa que disponibiliza a outras a conduzir o próprio teste online de “eyes tracking” em suas peças.

tradução: IFD
via: Bussiness Insider

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