Redes Sociais e Design: uma combinação que gera resultados

  1. Redes Sociais e Design: uma combinação que gera resultados




É fácil observar como estamos cada vez mais conectados à internet. Nesse espaço virtual, as redes sociais tem grande importância: além de pessoas, as empresas também ocupam esse ambiente com as chamadas fanpages. Começamos a ver um novo capítulo da relação dos negócios com seus clientes e fazer parte dessa história pode ser essencial para se destacar no mercado.

Os especialistas em redes sociais e tecnologia Guy Kawasaki e Peg Fitzpatrick, autores do livro The Art of Social Media, ou A Arte da Mídia Social, se consideram evangelizadores do tema. Recentemente, na conferência americana sobre criatividade SXSW, com sede na cidade de Austin, eles discutiram em uma mesa redonda com diversos empreendedores o papel vital da presença das empresas no ambiente digital. Para Kawasaki, este é um recurso importante, principalmente para os pequenos negócios.

Guy Kawasaki e Peg Fitzpatrick na conferência SXSW

Guy Kawasaki e Peg Fitzpatrick na conferência SXSW

“Eu acredito que as redes sociais equivalham a marketing puro para as pequenas empresas”, conta ele, ao indicar os benefícios de custos baixos e acesso amplo. Fitzpatrick aponta que a presença nesse ambiente deve ser feita por profissionais adequados, por se tratar de uma estratégia de gestão da marca. “É preciso tempo para se construir uma relação com o público”, diz, e complementa sobre a importância de entender quem é seu cliente e qual a plataforma adequada.

Nesse contexto, o design gráfico se mostra fundamental. É ele que tem o potencial de alinhar a identidade única da empresa com o aspecto visual ideal. “O design gráfico tem um papel não somente em construir visibilidade para a marca e reconhecimento, como também em atrair a atenção do usuário”, aponta Elle Smith em reportagem ao portal Houston Chronicle. Em um tempo onde a informação é abundante na internet, a conexão que o design pode proporcionar com os clientes de uma marca é preciosa.

Prova disso é o sucesso da marca canadense de bolsas e acessórios Herchel Supply. Em um curta documentário, a empresa mostra sua história de crescimento com o uso das redes como estratégia. De 2009 a 2014 a empresa pulou de zero para 5000 pontos de distribuição em 50 países. A gestora de mídia social da empresa, Alisson Butula, aponta que todo o marketing da Herschel se concentra no ambiente digital e o crescimento é resultado direto da participação dos usuários com comentários, fotos e postagens. “Não imagino que teríamos crescido tão rapidamente sem as mídias sociais”, conta o diretor geral Lyndon Cormack.

Junto com a ação concentrada no ambiente digital, é possível ver a coerência visual e o cuidado com o design nos produtos da Herchel: Facebook, site, Twitter e Instagram compartilham das mesmas diretrizes e padrões gráficos. O resultado é a conexão forte com quem compra seus produtos. Clientes passam a ser representantes da marca e contribuem na construção de uma reputação. Casos de sucesso como esse mostram que pode valer muito a pena investir na combinação de redes sociais e design.

fonte: Sebrae Minas Design

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