Planejamento de Marketing Pessoal

Quando falamos de marca pessoal não podemos esquecer dos conceitos de planejamento estratégico de marketing, ou seja, uma análise de cenário de mercado, missão, visão, valores e metas. O principal objetivo do marketing é conhecer o cliente a tal ponto que seu produto ou serviço adeque-se ao cliente e venda-se sozinho.

No plano de marketing pessoal, podemos utilizar de algumas ferramentas como a Swot, para identificar os pontos fortes, a melhorar, ameaças e oportunidades, afim de descrever objetivos e metas e o plano de ação. Além dessa análise é necessário entender a segmentação de mercado: qual público será atendido?

Autoanálise

Quando pensamos em “você” como marca, ficam os questionamentos: Onde queremos chegar em longo prazo? Qual nosso sonho de vida? O que dá sentido a sua vida? Seus valores estão de acordo com sua missão? Qual o seu legado? O que você está fazendo hoje pelo longo prazo da sua carreira?

A visão, valores e missão são etapas fundamentais para uma autodescoberta que definirá o planejamento de uma carreira pessoal e profissional. Além disto um bom planejamento de marketing pode se utilizar de outras ferramentas importantes como o modelo das cinco forças de Porter.

Piramide do Mkt pessoal

Após uma autoanálise, o questionamento deve ser constante como: Em que aspectos você se diferencia de outros profissionais? Nos conceitos de marketing pessoal existem quatros aspectos importantes divididos em uma pirâmide, sendo a base:

Identidade; quem é você? diferenciando por ser único;

Proposta; O que é? Ser original;

Expressão; como fazer; ser coerente;

Relação; como participar; ser autêntico.

Além desta definição podemos complementar com três aspectos importantes na estratégia de carreira, são eles:

  • Objetivos e metas;
  • A natureza da tarefa;
  • A concorrência.

Portanto a partir do momento que se tem a definida a marca pessoal através do autoconhecimento, deve-se estabelecer o plano de ação em busca de alcançar os objetivos da sua marca.

Desta forma o Plano de ação a ser definido deve considerar os seguintes aspectos: Objetivos: O que você almeja? Qual seu publico-alvo? Qual conteúdo utilizar para divulgar a marca? Qual sua estratégia online ou offline? Em relação à conteúdo para divulgar?

autora: Edvânia Savani Savani Perin
fonte: RHPortal

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