Os 4Ps do WEBMarketing

Com Os quatro Ps do marketing tradicional são:1. Price – Preço
2. Product – Produto
3. Promotion – Promoção
4. Placement – Ponto-de-Venda

Com o marketing online surgem agora quatro novos Ps que se assumem como ferramentas indispensáveis para qualquer marketeer. Saiba quais são e como utilizá-los. Então aqui vai:

1. Penetration – Penetração
2. Permission – Permissão
3. Personalization – Personalização
4. Profitability – Lucratividade

O primeiro é Penetration. À medida que o marketing online amadurece, o tráfego online irá migrar para sites de segmentos de mercado específicos. Os profissionais de marketing têm de reconhecer esta tendência e alocar recursos para a publicidade de acordo com as novas realidades. Atualmente, 80% da publicidade online está concentrada em 20% dos sites. Vemos esta percentagem desviar-se de forma dramática, e os profissionais experientes deverão posicionar-se de acordo com os nichos que entretanto vão surgindo.

O segundo P é um que todos, nesta altura do campeonato, já deveriam saber – Permission. O permission marketing é mais eficaz; aumenta a percentagem de respostas porque qualifica os consumidores. Mas, se a permissão não se tornar num requisito para anunciar via internet, os marketeers irão sofrer severas retaliações por parte dos consumidores. O marketing com permissão, em oposição ao marketing de massas, tornar-se-á normal, e as empresas que não o adotarem irão ficar excluídas do sistema.

O terceiro P é Personalization. A internet talvez seja o meio de marketing mais expansivo de todos. Para tirar total partido das vantagens da internet, os marketeers têm de conhecer os seus clientes. À medida que os clientes começarem a exigir experiências mais personalizadas, só irão responder a anúncios que considerem pessoalmente relevantes.

O P final é o do Profitability. Nos próximos 12-18 meses, os investidores irão começar a exigir que as empresas de marketing online revelem sinais de lucro. A tolerância para com empresas que tenham prejuízos contínuos irá começar a diminuir. A partir deste ano, Penetration, Permission, Personalization e Profitability, irão revelar-se elementos fundamentais do marketing online.

materia de: Paulo César Cardozo – diretor Executivo E-ConsultingBiz.Com
Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *