O que é Rebranding ?





Rebranding pode significar um novo nome, uma nova filosofia operacional ou de relacionamento com o mercado; uma nova marca, um design diferenciado ou a combinação de todos esses elementos no sentido de estabelecer uma nova estratégia corporativa ou criar um diferencial que se traduza em um novo posicionamento da empresa frente aos clientes, fornecedores, funcionários, mídia e concorrentes. Porém, em outras palavras, Rebranding significa que é quase impossível nos dias de hoje administrar uma empresa da mesma forma para sempre.

A evolução é inevitável. Aliás, se você estiver administrando sua empresa da mesma forma desde que ela foi criada, além de muito provavelmente ela estar estagnada, simplesmente está perdendo negócios. Mudar é muito importante na vida de uma empresa. Seja uma reviravolta de 360 graus ou pequenos ajustes, toda empresa pode experimentar uma melhora por meio de ações de Rebranding, o que costuma ser altamente respeitado pelo mercado.

Mudando conscientemente

Mas, longe de ser apenas uma simples plástica na identificação visual, o Rebranding deve ser parte de uma estratégia global de marca, produtos ou serviços, e pode envolver uma mudança radical na marca figurativa, nominativa, na imagem da empresa, suas estratégias de marketing e na criação de novos conceitos em comunicação. O objetivo é reposicionar a marca ou a empresa e seu perfil frente ao mercado ou mesmo promover melhorias em sua imagem. Seja para revitalizar, recuperar ou recriar valores, projetos bem sucedidos de Rebranding trazem resultados significativos na maneira como a empresa é percebida pelo mercado.

A importância de mudar

Não é só querer mudar. É preciso estar pronto para mudar. Revitalizar ou redirecionar o seu negócio exige primeiro mudanças na maneira de pensar de toda a empresa. Todo o pessoal deve estar apto a abandonar estratégias consideradas perfeitas até agora. Há algum tempo se dizia que o modelo das empresas deveria mudar a cada cinco anos. Não é exagero afirmar que esse prazo já foi reduzido para três anos hoje em dia. Como você faz, o que você faz e o que você oferece devem estar sempre em evolução. Assim, o primeiro passo é estar aberto para as mudanças ou ajustes na forma como você faz negócios e se relaciona com o mercado, além de se preparar para o surgimento de novas oportunidades.

A mudança como Missão

Aproveite o processo de Rebranding para conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa, ter uma visão global de toda a sua estrutura e não apenas um passar de olhos. Antes de embarcar em uma mudança de marca, conceito ou produtos é bom ter em mente duas coisas: deixar claro qual problema você está tentando resolver; e tornar essa mudança uma missão, um projeto onde toda a equipe deverá estar engajada.

Converse com o mercado

Questione os seus consumidores, funcionários, parceiros, fornecedores sobre a sua empresa, seus produtos, serviços e a influência da sua marca. Descubra o que os atrai ou os distancia; como é fazer negócios com a sua empresa. Deixe claro o seu posicionamento frente ao mercado. Indague sobre o valor daquilo que você faz ou representa. Avalie a satisfação do seu consumidor, o diferencial da sua marca, e se ainda há relevância em seu produto ou serviço. Essa interface trará informações vitais para o futuro da sua empresa.

Colocando em prática

Pequenas e médias empresas se adaptam com mais facilidade ao processo de Rebranding. Em vez de implementar a revitalização e mudanças gradualmente como fazem as grandes companhias, as pequenas e médias têm a oportunidade de colocar essa estratégia em ação em um curto espaço de tempo, principalmente quando a marca ainda não é muito conhecida. Em outras palavras, elas experimentam maior mobilidade ao implementar as mudanças. Em todos os casos, a ação de Rebranding pode tornar-se uma importante decisão no sentido da empresa ser vista com mais seriedade pelo mercado, tornar-se mais agressiva e respeitada pelos concorrentes.

fonte: http://dfa.com.br

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *