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O design do marketing

Escrevi aqui algumas vezes que o design deve permear todas as ações e comunicações da empresa, desde as finanças (você pode não acreditar, mas o design bem aplicado ajuda a reduzir custos), até a gestão de pessoas, passando pelo marketing.

Pois é justamente sobre o marketing que a gente vai conversar hoje. Ok, vamos partir do princípio que o pessoal está convencido que o design é essencial para uma empresa se diferenciar no mercado. Mas essa idéia ainda está muito limitada ao desenvolvimento de novos produtos daquele tipo chiquérrimo que aparece em revistas de arquitetura e design. Ok, aquelas coisas lindas também são design, mas não só.

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Vejamos como o pessoal do marketing e os designers podem trabalhar juntos. Vamos supor que uma empresa fabrica cadernos escolares. O pessoal do marketing já definiu o posicionamento, encontrou o nicho de mercado e fez pesquisa de comportamento do consumidor. Pois é, se em vez de simplesmente colocar fotos de artistas teen na capa e competir com a concorrência pelas melhores fotos, eles podem contratar um designer e mudar tudo. Designers têm um conjunto completo de ferramentas no seu método projetual para desenvolver novos produtos que, não raro, levam a inovações bem interessantes. Vai demorar um pouco mais, mas garanto que vale a pena. O designer vai ver como o consumidor se comporta in loco, vai acompanhar a rotina dele, vai entender o que o emociona, vai montar um painel semântico e vai testar muito os protótipos até chegar ao mais perto da perfeição que o orçamento e o tempo permitirem. Ele não vai se limitar à capa: vai entender quais são os usos funcionais e simbólicos do objeto, vai pensar no que poderia melhorar na sua estrutura, vai considerar a questão da sustentabilidade. E os cadernos vão deixar de serem simples blocos onde se anota coisas, para se tornarem queridos companheiros objetos de desejo.

Profissionais de marketing e designers deveriam trabalhar juntos sempre, desde a concepção do produto, sua embalagem, seu ciclo de vida até sua comunicação.

“Muito bonito, mas isso não vale para mim, eu não fabrico cadernos, tenho um restaurante”. Engano seu, talvez o setor de serviços seja onde o design tem a maior contribuição a dar para diferenciar uma empresa.

Primeiro, o pessoal do marketing e os designers devem pensar na identidade do restaurante e na marca que irá traduzi-la. Esses atributos diferenciais devem ser percebidos no ambiente, no cardápio, no atendimento, no website, no material de divulgação, nas louças, nos uniformes, na fachada, nas embalagens, na arrumação das mesas, até no perfume que o ambiente exala. O design está em tudo!

Claro que um designer que estudasse marketing ou um profissional de marketing que estudasse design ampliaria muito a sua caixa de ferramentas para resolver problemas. Mas trabalhar em equipe é tão mais gostoso e produtivo…

autora: Ligia Fascioni
fonte: Acontecendo Aqui

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