O criador da imagem do Papai Noel da Coca – Cola





O Papai Noel da Coca-Cola, foi criado pelo artista americano de origem sueca, Haddon Sundblom (1899 -1976). Esta imagem ficou famosa em todo o mundo, e ajudou a definir a aparência e personalidade do moderno Papai Noel. Entre 1931 e 1964, Sundblom criou a imagem do alegre homem barbudo que é conhecido por crianças e adultos.

A Coca-Cola pediu a Haddon Sundblom, ilustrador bem conhecido, que criasse umPapai Noel para a sua publicidade. Mais tarde, este confidenciou que, na época, recebeu US $ 1.000 por pintura – uma soma substancial para o tempo em que um carro de quatro portas podia ser adquirido por cerca de 700 dólares!

Esta é a primeira imagem doPapai Noel criado por Sundblom, a qual surge nos anúncios da Coca-Cola no mês de Dezembro de 1931.

null

A Coca-Cola decidiu criar anúncios que juntassem o Natal e o Papai Noel, porque as pessoas associavam a Coca-Cola como uma bebida de verão. Assim, este Papai Noel foi projetado para lembrar aos consumidores que a Coca-Cola podia ser bebida em qualquer época do ano!

Infelizmente, o original da primeira pintura a óleo de Sundblom não chegou aos nossos dias. O alto custo das telas aquando da Grande Depressão levou o artista a pintar sobre a imagem de 1931 para poder criar uma outra que surgiu pouco depois.

No ano de 1936, surge novo anúncio, em que o Papai Noel faz uma pausa para relaxar da árdua tarefa de entregar os presentes a todas as crianças.
A imagem é divulgada em plena Grande Depressão nos Estados Unidos, quando a ideia de um simples momento de prazer, e a lembrança de momentos felizes eram desesperadamente necessários.

null

Chegamos no Natal de 1937, e o novo cartaz mostra-nos um Papai Noel que se serve de um perna de perú deixada no frigorífico dos donos da casa, juntamente com uma Coca- Cola. Segundo parece, estas pinturas mostrando o Papai Noel bebedo uma Coca-Cola, levaram a que, na noite de Natal, muitas famílias americanas começassem a deixar uma Coca – Cola para o Papai Noel, tradição essa que ainda hoje algumas mantêm.

null

Estamos no Natal de 1941. O cartaz de então revela-nos um pormenor interessante, pois oPapai Noel está ao lado de um frigorífico específico para guardar garrafas de Coca- Cola, o qual é bem típico dessa época.

null

Em 1949, a figura do Papai Noel criado por Haddon Sundblom tinha 18 anos, e sempre em lugar de destaque na publicidade da Coca-Cola. No entanto, esta pintura revela-nos uma nova criação de Sundblom, um elfo a que foi dado o nome de Sprite Boy, e que aparece segurandoas renas, enquanto o Papai Noel bebe a sua Coca-Cola.

Apesar da Coca- Cola já ser detentora de uma bebida cujo nome era precisamente “Sprite”, não nos podemos esquecer que Sprite significa duende/elfo, e a figura era isso mesmo!

null

No ano de 1953, Sundblom pinta um cartaz com um dos slogans mais bem conseguidos e duradouros da marca:

– “A pausa que refresca”. Este já havia sido criado em 1929, no entanto manteve-se até 1959.

null

No ano do meu nascimento, 1964, o cartaz que Sundblom cria é, em minha opinião, um dos melhores de sempre.

Sundblom, criou muitos outros cartazes que incluíram a figura do Papai Noel, os quais constituem ainda hoje uma imagem clássica desta quadra festiva.

null

autora: Alexandra Roldao
fonte: Alenquerensis

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *