Manual: como as hashatgs podem otimizar estratégias de vendas e marketing

Símbolo está presente em diversas redes sociais e pode se extremamente útil para a comunicação das empresas

  1. Hashtag Guide




Mesmo que você não goste, não há como escapar delas. Nos últimos tempos, as hashatgs estão se tonando cada vez mais comuns em diferentes redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest , Google+, dentre outras. Na prática, a utilização do símbolo é uma maneira eficiente de organizar informações e reunir postagens relativas a um assunto, facilitando a busca e o acesso aos conteúdos sobre um tema.

Historicamente, as hashtags surgiram pela primeira vez no Internet Relay Chats (IRC). Porém, se tornaram populares no Twitter, onde fizeram parte da ferramenta “tweet chats”, que funcionava como grupos de discussões abertos em torno de temas específicos.

Após o sucesso no microblog, as hashtags se tornaram uma febre dentre os usuários, e por isso, com as marcas não poderia ser diferente. Além de viralizar conteúdo e propagar produtos, a ferramenta pode melhorar os trabalhos de SEO. Entretanto, para utilizar a funcionalidade é preciso seguir algumas métricas dependendo do objetivo.

Na concepção de especialistas, existem três principais estratégias de marketing que podem contar as hashtags:

1- Campanhas específicas e branding
2- Tendências de marketing
3- Conteúdo

Campanhas específicas e branding

Promoções específicas e propagação de conceitos da sua marca em social devem utilizar hashatgs. No segundo caso é necessário criar uma hashtag forte que exponha a sua marca ao máximo, utilizando nome da empresa ou um slogan da companhia. Neste caso, o símbolo servirá como uma assinatura da sua marca.

Se o nome da empresa é comum, ou algo que já é muito utilizado, é necessário escolher um nome diferente para hashtag. Além disso, é importante ser simples e não se prolongar no nome que vai ao lado do símbolo.

Exemplo: KitKat utiliza seu slogan – #HaveABreak.

No caso de uma campanha de marketing específica, a criação da hashtag deve utilizar o mote da ação de marketing atual. A palavra, ou a frase, que acompanha o símbolo precisa ser algo exclusivo e criativo. Por isso é necessário fazer uma pesquisa, para comprovar se os termos ainda não foram utilizados.

Após esse processo, é preciso promover as hashtags da campanha de maneira que seus clientes se envolvam com a marca durante toda a ação. Para isso, você pode incluir o uso da hashtag como uma exigência para o consumidor participar da campanha, ou de alguma promoção relacionada a ela.

Exemplo: Home Depot utiliza a hashtag #HDgameday para promover um concurso.

Tendências de marketing

A hashtag de tendência é muito popular. Elas se caracterizam quando algo que é novo, como uma frase, expressão, ou uma notícia, que instantaneamente se torna tópico nas redes sociais, e posteriormente são “catalogados” como uma hashtag.

Para utilizar a tendência a favor do seu negócio é preciso ficar atendo, muito atento, no universo social. Quando a marca usa a hashtag de tendência a seu favor, ela de certa forma e apropria de uma discussão popular, ou seja, propaga conteúdo gratuitamente. Entretanto, a comunicação precisa ser verdadeira, e não pode ser feita em excesso, pois os usuários das redes sociais identificam rapidamente quando a ação possui não uma linguagem verdadeira.

Também é preciso monitorar as redes sociais e seus “trending topics”. Uma dica básica é não perder o tempo exato das discussões, as hashtags são passageiras.

Exemplo: Oreo utiliza hashtag em tempo real no Fashion Week.

Hashtags de conteúdo

As hashtags de conteúdo são utilizadas direto nos posts. Porém, elas não são funcionalidades para propagar a marca, e também não são relacionadas necessariamente a tendências. Na realidade, este tipo de hashtag são as mais comuns, apenas relacionados ao conteúdo do post.

Entretanto, apesar de serem simples, as hashtags de conteúdo são fundamentais para melhorar o SEO dos posts. Elas condensam as informações diárias que a marca transmite via social e fazem com que os consumidores achem coisas específicas nas buscas sobre a empresa, como produtos, estilo de vida, eventos, localização, dentre outros temas.

Exemplo: Se a empresa for um café, ela pode postar com hashtags suas melhores imagens dos produtos, ou das promoções do dia.

fonte: proxxima

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