Identidade no email marketing: Fundamental para impressão…digital.

Ações de prospecção, relacionamento ou que visam de alguma forma fidelizar e reter seu target levam o principal, sua identidade.

“A Identidade Corporativa se origina dos três níveis de comunicação: o que a organização diz, o que ela realmente faz e o que dizem e acham dela seus públicos.” (Kunsch, 2003)

Para isso, é preciso uniformizar. Os três níveis de comunicação devem estar totalmente alinhados e o universo digital permite essa formação e entendimento de forma muito mais ágil. Se é possível mensurar, consequentemente, é possível identificar. A maneira como se elaboram as campanhas não só pode como deve ser diretamente proporcional a busca incessante sobre a receptividade de seu público.

Ao planejar estrategicamente uma ação digital, principalmente pelo email marketing, a formação de sua identidade é um passo importante, para não dizer fundamental. É a partir dela que se forma a imagem da companhia. Os cuidados com o que dizemos, fazemos e como nosso público recebe a informação faz parte de como sua imagem será retratada, em curto, médio e longo prazo.

Torquato já dizia: “Por imagem deve-se entender aquilo que a empresa deseja projetar. Diferencia-se, portanto, da identidade. Identidade é o caráter, o conceito básico, a personalidade da organização. A imagem é a extensão dessa identidade”.

São conceitos complementares? Com toda certeza. A definição do que se quer transmitir e, acima de tudo, formar como opinião de outrem tem que ser permeada pela formação inicial de uma mensagem.

No mundo online, não é diferente, na verdade, é mais incisivo ainda. Sem os objetivos claros de onde e como se quer chegar, o resultado pode ser desastroso, tanto para a recepção de sua identidade como de…sua imagem. Por quê? Os fatores são inúmeros. O universo digital tem informações boas, mas também é altamente poluído. As pessoas com que você se comunica são diferentes e tem opiniões divergentes. Os meios para proliferação de sua marca são diversos – banners, sites, blogs, email marketing, redes sociais. Ops! Redes sociais. Se seus destinatários não podem (até podem, mas não estão acostumados) falar o que acham através dos meios mais comuns de comunicação, chegaram os blogs, twitters com recursos que vem justamente com esse objetivo: trocar.

Isso significa que a era web 2.0 é muito interessante, mas tem seus prós e contras. Para o consumidor, muito mais benefícios. Para as empresas, um risco ou a capacidade de enxergá-lo como oportunidade de melhorias. Mas, o que isso tem a ver com email marketing? Muita coisa. As suas campanhas hoje podem ser opinadas, em conteúdo aberto, de informação pública, disponível a tudo e todos. Os comentários: dependem de você.

Novamente volto na questão da identidade, onde tudo começa e se finaliza. É a partir dela que você, ao elaborar uma ação de email marketing, instiga ou afasta seu destinatário. Abre ou fecha seu canal de comunicação. Tem o melhor, se souber formá-la ou o pior, caso a interpretação da mesma não se estenda para a imagem que quer passar.

Mesmo parecendo redundante – se começar do começo, entenderá que não é você quem tem que convencer o destinatário a abrir seu email marketing e sim fazer com que ele o aguarde ansiosamente. A tarefa não é das mais fáceis. Mas garanto que é possível. O que é preciso? Planejamento, ação, mensuração, acompanhamento e, principalmente, foco. Mas tudo isso depende de algo muito maior: do valor real que você dá a sua marca, ponto de partida para todo o resto – identidade, comunicação, mensagem.

No mundo real, a identidade é nossa impressão…digital. Qualquer semelhança com o termo utilizado é mera coincidência? Pense nisso!

autor: Veruska Reina
fonte: Virtual Target

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Um comentário

  1. O email marketing é sempre uma ferramenta muito eficaz, com certeza, desde que direcionada para o publico certo e com opt-in. Ahhh e é claro, nao adianta nada ter o publico certo e nao conseguir mandar profissionalmente suas mensagem, voce precisa de um sistema que faça todo o processo de envio profissional e que de a possibilidade de ter o monitoramento dos envios, saber quantos abriram, quantos clicaram na sua mensagem, etc. Recomendo o email marketing da Geekle – http://www.geekle.com.br/email_marketing/ uso já faz mais de um ano é supoer profissa o melhor que conheço, já experimentei vários, e os caras lançam novidades sempre, novas funcionalidades etc. Vale a pena conferi

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