Gestão de marcas como diferencial competitivo

Onde o gerenciamento de marca pode ajudar a mudar as tristes estatísticas de mortalidade das PMEs no Brasil?

  1. Gestão de marcas como diferencial competitivo




Com base em índices de sucesso e mortalidade de Micro e Pequenas Empresas fornecidos pelo SEBRAE, este artigo de Alexandre Lima, traz reflexões que sugerem tanto a inclusão da cultura de Gestão de Marcas, ou seja, do Branding como ferramenta para auxiliar a redução da mortalidade destes empreendimentos no país, quanto a implementação de tal recurso como estratégia gerencial de vanguarda.

O material foi apresentado no Seminário de Branding e Design Gráfico na UFSC em 2008, apesar do documento ser um tanto “antigo” o conteúdo continua BEM relevante, confira:

PDF PARA DOWNLOAD

Para Completar

Branding – Da Estratégia ao Lucro

Workshop com Maximiliano Bavaresco – Duração: 01:42:46 – TV Sebrae
A Marca é o reflexo de uma Organização. Por isso, Estratégia, Gestão e Design devem estar totalmente alinhados para que qualquer negócio possa prosperar e se perpetuar. Não basta ter apenas um logo bonito! Quando falamos de Branding ou Gestão de Marca, estamos falando de como sua Marca se comporta em cada um dos pontos de contato com seu consumidor, desde sua identidade visual, sua embalagem e sua loja, passando pelo seu discurso de venda e o jeito de atender seu Cliente em uma eventual reclamação. Para construir uma imagem de Marca sólida e coerente, todos os pontos de contato precisam estar alinhados, comunicando um conceito e uma personalidade de Marca única. Isto é um fator chave para o sucesso de marcas famosas como Disney, Apple, Havaianas, Natura, Louis Vuitton entre tantas outras.

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *