Consultoria de Marketing para PMEs

  1. consultoria-mkt




Toda empresa independente do seu tamanho precisa divulgar e estar na mídia. Uma empresa com um bom planejamento e consultoria de marketing (e também de comunicação) só tem a ganhar. A venda e a prospecção do departamento comercial é facilitada e o trabalho é mais focado no custo benefício e os erros são minimizados.

O consultor de Marketing orienta a empresa, aponta os caminhos. Alguns consultores também fazem o papel de “assessor”, acompanhando o desenvolvimento e a implantação das ações propostas passo a passo.

A partir de reuniões com as equipes internas o consultor de marketing faz um diagnóstico da situação que levou a empresa a contratá-lo. Baseado no diagnóstico desenvolve um trabalho, propondo ações que tem como base sua experiência e especialização no assunto. Ele aponta os caminhos mais eficazes para chegar ao objetivo, orientando o corpo tático da empresa quanto aos passos para sua execução. Quem executa o trabalho proposto pelo consultor são os próprios empregados da empresa.

Eventualmente, o consultor é chamado para avaliar o andamento do trabalho, corrigir os rumos e avaliar a eficiência das ações.

O empresário deve estar atento aos principais pontos a serem observados em sua empresa ao contratar um consultor de marketing, que deverá ser contratado quando:

  • Houver sobre carga de trabalho na área ou na empresa como um todo;
  • Houver urgência na execução de um trabalho específico, segmento de atuação ou agilização de um trabalho em execução;
  •  Ocorrer insuficiência de conhecimento e experiência da equipe interna na condução de um trabalho específico ou no uso de alguma técnica ou análise especial;
  • O trabalho exigir especialização regional ou nacional oferecida pelo consultor no assunto específico;
  • Houver disponibilidade de profissional especializado, cuja utilização seja mais barata do que montar uma estrutura própria;
  • O assunto a ser estudado for politicamente delicado, por ser mais conveniente o uso de um profissional neutro;
  • Os resultados do trabalho tiverem de ser usados como argumentos de venda para um produto ou serviço.

Com a contratação de consultoria de marketing a empresa:

  • Tem disponibilidade de um profissional especializado;
  • Direciona os esforços de marketing par ao caminho certo;
  • Evita a aplicação inadequada das ferramentas de marketing e gastos excessivos em comunicação;
  • Melhor custo beneficio ao manter uma consultoria ao invés de montar e manter toda uma equipe especializada em marketing (ou mesmo comunicação) dentro da empresa.

A consultoria de Marketing prepara empresas para arquitetar o próprio negócio e criar diferenciais competitivos que sejam eficazes para o mercado, colaboradores e públicos envolvidos em seu relacionamento. Em geral, o consultor segue a seguinte metodologia para execução do seu trabalho:

Etapas da Consultoria de Marketing IFD

O objetivo final é a criação de uma postura empresarial objetiva, criativa e produtiva, assim como de uma estratégia eficiente.

Detalhando cada etapa desta metodologia teremos:

Levantamento de Informações

Icone - Levantamento de Informações - Consultoria de Marketing IFDO consultor de Marketing estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa (ou diretamente com o empresário) para ajudar a listar as necessidades de mercado dos produtos. Através do levantamento de informações será definido o início do Plano de Marketing.

Observe a sequência lógica de ações abaixo:

Quadro - Levantamento de Informações - Consultoria de Marketing IFD

Análise do Negócio

Análise do produto e/ou serviço de forma simples, dando destaque aos benefícios e diferenciais oferecidos. É preciso conhecer totalmente o produto/serviço:

  • Características;
  • Benefícios;
  • Estágio do ciclo da vida;
  • Segurança;
  • Confiança;
  • Aparência e embalagem (se aplicável);
  • Nível de tecnologia (se aplicável);
  • Histórico de vendas;
  • Sazonalidade;
  • Histórico de preço;
  • Histórico de distribuição;
  • Histórico de promoção;
  • Outros atributos específicos.

Análise do Mercado

Os mercados costumam se alterar constantemente. A realidade do mercado é fortemente influenciada pela entrada ou saída de concorrentes, novos produtos, novas tecnologias, etc. tornando-os cada vez mais fragmentados. Os segmentos de mercado podem se basear no preço, qualidade, uso do produto ou percepção do consumidor. Para os pequenos negócios, encontrar o segmento de mercado correto é fundamental. Nesta etapa, responderemos algumas questões tais como:

  • Quem é o seu público-alvo?
    • quais são suas necessidades?
    • quais são seus desejos?
    • o que gostam e o que não gostam?
    • quais seus hábitos de consumo?
    • qual sua opinião sobre os concorrentes?
    • qual sua opinião sobre nosso produto/serviço?
    •  quais características gostaria de acrescentar ou mudar no nosso produto/serviço?
  • Qual tamanho do seu mercado?
  • Quais segmentos de atuação?
  • Qual a sazonalidade?
  • Qual histórico do mercado e em que fase está: crescimento,redução ou nivelamento?
  • Quem são seus principais concorrentes?
    • quais são os pontos fortes?
    • quais são os pontos fracos?
  • Quais são as ameaças existentes?
  • Quais são as oportunidades?

O Plano de Marketing

Icone - Plano de Marketing - Consultoria de Marketing IFDPlano de Marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos da consultoria. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Deve ser entendido como um complemento ao Plano de Negócios (Business Plan) e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.

Geralmente é estruturado da seguinte maneira (podendo adaptar-se de acordo com a realidade da empresa ou negócio):

  1. Sumário Executivo
  2. Análise de Mercado
    • Visão geral das tendências;
    • Segmentação do mercado;
    • Mercado-alvo;
    • Mercado primário;
    • Mercado secundário.
  3. Análise Competitiva
  4. Análise do negócio e do produto/serviço
  5. Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e riscos
  6. Metas e Objetivos
    • Metas de vendas
    • Objetivos de marketing
  7.  Estratégias
    • Produtos
    • Preço
    • Ponto de venda / Distribuição
    • Promoção / Comunicação
    • Posicionamento
  8. Plano de Ação e Implementação
    • Plano de mídia
    • Orçamento
    • Programação
    • Atribuições
  9. Avaliação
    • Principais sistemas de controle
    • Análises dos resultados

Plano de Ação

Após identificar o posicionamento do produto/serviço e a vantagem competitiva, seu público-alvo e tudo o que precisa ter para atrair e conquistar os clientes, elabora-se o Plano de Ação para que as providências necessárias sejam visualizadas no tempo, responsabilidades e custos.

Planilha Plano de Ação - Consultoria de Marketing IFD

A coluna “Ação” listará todas as ações necessárias para fazer o Plano de Marketing acontecer. Atenção: deverão ser listada TODAS as ações levantadas no projeto não importando o número de linhas que resultará na planilha.

Exemplo: Identidade Visual e seus sub-itens (briefing, criação, orçamento, aprovação de layout e texto, arte final, impressão, acabamento, data de entrega). Em cada linha de sub-item deve constar o nome do responsável por cada etapa, data de conclusão e custo.

Gestão de Implantação

icon-gestaoimplantacao-consultoria-mktAqui o consultor vai avaliar, medir, alinhar e até mudar conforme a necessidade todas as ações planejadas. Uma das formas para saber se uma ação realizada teve sucesso é através do “Retorno sobre o Investimento (ROI)” ele é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido. É a relação do custo de campanhas de publicidade ou ações propostas com o lucro gerado por conversões, vendas ou leads, o ROI indica o valor ganho por sua empresa em relação ao custo da ação. Veja um exemplo de planilha resumida:

Planilha ROI - Consultoria de Marketing IFD

EXTRAS – Outros Serviços Oferecidos

O consultor de Marketing contrata ou acompanha os fornecedores de preferência do cliente, porém pode oferecer soluções através de parcerias qualificadas com profissionais do mercado. Abaixo alguns exemplos:

Comunicação Institucional e Impressa

• Logotipos • Identidade Visual • Cartões de Visita • Papelaria • Impressos em Geral (banners, catálogos folhetos, mala-diretas, folders, flyers, etc.) • Criações para Mídia Impressa (jornais, revistas, tablóides, informativos, anuários, outdoor, etc.)

Comunicação Digital

• Websites institucionais dinâmicos, desenvolvidos para qqualquer dispositivo móvel e otimizados para os principais buscadores com integração às mídias sociais • Hotsites e Land Pages • Aplicativos para Mobile (Apps para iPhone, Android, BlackBerry) • Imagens para divulgação em Redes Sociais • Banners dinâmicos • Catálogos digitais • DVDs e Multimídias em Geral

Soluções para seu Negócio

• Sistemas integrados com a sua identidade visual, integrados ao website e customizáveis de acordo com a necessidade: • CRM Integrado • Chat On-line • Plataformas de E-commerce • Sistemas de Gerenciamento • Sistemas de Atendimento ao Cliente (SAC)

NOTA IFD: Se sua empresa precisa do auxilio de uma consultoria de marketing ou mesmo de comunicação, fale conosco. Analisamos sua situação, identificamos seu problema e atuamos com soluções adequadas de acordo com suas necessidades.

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