Comportamento do usuário online reproduz atitudes de ancestrais





Há quem diga que os homens estão em constante evolução, porém, segundo estudos, no quesito atitudes, as ações observadas na internet podem provar o contrário.

Segundo André Miceli, professor e coordenador do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), reproduzimos no ambiente digital atitudes de nossos ancestrais. Para Miceli, a sociedade precisa de pertencimento, julgamento e compartilhamento de cultura, e acabamos levando esses padrões para a vida online.

O especialista explica que “desde sempre temos necessidade de pertencer a uma tribo, de fazer parte de grupos. Julgávamos para conseguir sobreviver, por exemplo; para decidir fugir ou lutar, precisávamos rapidamente avaliar animais e outros seres humanos. Hoje fazemos isso por meio de opiniões em redes sociais, textos em blogs e em fóruns. E também sempre tivemos vontade de compartilhar aspectos culturais, hoje traduzidos como memes”.

A série televisiva “Black Mirror” é usada como exemplo pelo autor do estudo, já que mostra até onde tudo isso pode chegar e como a sociedade está reagindo. Obviamente, o cenário inserido na trama ajuda a chamar a atenção dos espectadores, mas o argumento usado continua válido.

Ações online impactam ações reais

Pesquisas indicam que, cada vez mais, as atitudes da sociedade estão presentes no meio online e que essa dependência do virtual atinge pessoas de praticamente todos os perfis e em diferentes fases da vida.

Por exemplo, 70% das pessoas verificam o perfil online de outra antes de começar um relacionamento, e mais da metade das empresas em processo seletivo confere o perfil dos candidatos antes de fazer uma contratação no Brasil.

Sabendo disso, você acha que a tecnologia está mudando o comportamento das pessoas, ou apenas retomando antigas atitudes por meio de seu uso? Dê sua opinião na seção de comentários.

autor: Vinícius Severiano
fonte: Mega Curioso

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *