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Cliente Ideal: A personificação do seu público-alvo

Então você já tem a sua missão clara, visão bem definida e elencou seus valores. Mas você sabe realmente quais são os anseios do seu público-alvo?

Ok. Seu público-alvo são mulheres entre 25 a 35 anos, com filhos, que residem em grandes capitais e recebem em torno de R$ 4.000 a R$ 7.000 por mês e buscam opções de lazer de valor elevado, com crianças, como viagens internacionais.

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O problema é que essa definição de público-alvo é de certa forma limitada. Eu não consigo definir especificamente as necessidades de cada uma dessas pessoas.

Então temos um outro conceito: Cliente Ideal

Quando pensamos no cliente ideal, pensamos em características e hábitos bem mais específicos e descrevemos uma pessoa, e não a um grupo amplo.

A definição do público-alvo não fornece informações precisas o suficiente para guiar as estratégias de sua empresa. A definição do cliente ideal determina um perfil mais detalhado que inclui seus objetivos, preocupações, dificuldades, sonhos…

Aqui todo tipo de informação é importante, porque é a personificação do seu público-alvo. Os detalhes são a chave.

Saber com quem você está falando é a coisa mais importante em um negócio. Como você poderia se comunicar com alguém se você não sabe com quem está falando?

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Como você se sente quando recebe mensagem genéricas? Informações irrelevantes? Ofertas totalmente sem sentido para você?

Não procure clientes para seu produto.
Encontre produtos para seus clientes.
– Seth Godin

Você sabe quem é seu cliente ideal?

Para definir o perfil do seu cliente ideal você pode começar tendo em mente as seguintes informações:

1. Escolha 3 clientes atuais que efetivamente geram lucros para sua empresa

2. Quais as características desses clientes?
– Características Demográficas
– Características Geográficas
– Perfil de Consumo

3. Quais são os problemas que esses apresentam e é a sua empresa que sempre resolve?

4. O que esses clientes mais valorizam na sua empresa?

Aqui você já terá muita informação com relação a seu cliente ideal, mas querendo dar um passo além, responda mais essas questões:

1. Que lugares eles frequentam?
Aqui valem locais físicos ou digitais, como redes sociais. Quanto mais específico, o melhor.

2. Onde é que eles obtêm informações?
Jornais? Revistas? Portais? Google?

3. Quais são os seus desafios e frustrações?
Quando você se coloca no lugar essa pessoa e realmente entende suas dificuldades, você está pronto para criar produtos e soluções que atendem pontos de dor específicos. Os desafios e frustrações dos seus clientes ideais afetam uma série de coisas: serviços que você oferece, produtos que você desenvolve, as emoções que você comunica e as histórias de sucesso que você conta.

4. Quais são as suas metas e prioridades agora?
Saber as metas e prioridades do seu cliente ideal vai ajudá-lo a desenhar um retrato do que a vida poderia ser depois de usar seus produtos e serviços. É quando você vende o sonho.

5. Como eles gostam de se comunicar?
Chat? Email? Telefone? Redes Sociais?

6. Que linguagem eles usam?
As pessoas são naturalmente atraídas por outras pessoas que falam a sua língua, tem o mesmo senso de humor ou têm o mesmo ponto de vista. Dá a elas o sentimento de pertencimento e cria lealdade com a sua marca.

7. Qual é o seu orçamento?
O preço é complicado. Preço muito baixo as pessoas subestimam, mas preço muito alto ninguém vai querer pagar.

8. Como é a rotina dessas pessoas?
Imaginar o cotidiano do seu cliente ideal acrescenta um elemento pessoal, humano ao Marketing. Também é bem prático – quando é o melhor momento para entrar em contato? Quando eles são mais propensos a responder a suas comunicações? Quando eles estão mais atentos?

9. O que as faz feliz?
A jornada do cliente é muito além de operações robóticas e a troca de dinheiro por bens e serviços. Como seres emocionais, as pessoas querem interagir com as marcas que os fazem sentir bem sobre si mesmos. Incluir emoções positivas em pontos de contato específicos com o cliente pode criar um nível mais profundo de conexão emocional.

O resultado final será uma melhor compreensão de onde e como alcançar seu cliente ideal.

autora: Cristiane Rocha Thiel
fonte: Blog Cristiane Rocha Thiel

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