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Amigo de meu amigo, meu amigo é.

Quanto vale uma referência? Quantos procuram, consciente ou inconscientemente, a validação das suas decisões com base na opinião ou experiência de outros? E qual a importância de ter à distância de um clique contato com pessoas influentes ou importantes, para um determinado objetivo, sem ter de sair do seu lugar? E aquele amigo de infância ou familiar com quem perdeu o relacionamento e que daria tudo para voltar a encontrar e manter para sempre o convívio?

As redes sociais ou profissionais como são classificadas algumas mais específicas, são hoje uma ferramenta poderosíssima de promoção e manutenção de networking e contato com os mais variados públicos-alvo; que pode passar por redes de amigos, de familiares, de colaboradores, de colegas, de potenciais clientes, tudo é possível e está presente na Internet. A habilidade está em procurar, manter e potenciar os contatos certos, para o objetivo pretendido.

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Podemos comparar algumas redes sociais a um tipo de ‘Clube’ online, sendo que se atendermos aos objetivos dos Clubes como tradicionalmente são constituídos, o propósito é criar um ponto de contato e partilha entre pessoas com interesses comuns, criando grupos de influência e compartilhar de opiniões em torno de um mesmo interesse ou intenção. Esta opção e na tradicional constituição de um Clube, implicava conseguir um espaço comum para a realização de encontros; a disponibilidade de tempo, para todos ao mesmo tempo para se encontrarem; ultrapassar por vezes alguma ‘preguiça’ ou mesmo ‘timidez’ para a ida aos encontros e o efetivo contato com as pessoas ‘cara a cara’.

Se bem que, em minha opinião, nada como um contato pessoal – ‘olho no olho’ – que permite outra sensibilidade; certo é que as vantagens e eficiência do contato através da Net (e podemos ultrapassar a questão pessoal e olhos nos olhos também com dispositivos eletrônicos como, por ex., utilização de webcam), sem dúvida que a Internet vem ultrapassar grandes obstáculos, potenciando um relacionamento muito mais eficiente em termos de tempo, custos e quantidade de potenciais contatos.

As redes sociais permitem automatizar e tornar mais eficiente (em termos de tempo e custo), o tradicional ‘conheço o amigo, de um amigo, de um amigo meu…’, palavra mágica que muitas vezes só por si permite aumentar a confiança para uma determinada ação. Se antes do potenciar das redes sociais, precisávamos telefonar, almoçar, beber um café, marcar encontro, com um amigo para estabelecer contato com pessoas influentes para o nosso objetivo, o que levaria certamente mais algum tempo e implicaria possivelmente mais algum esforço; Agora, basta conectar-se à Internet e procurar entre a nossa rede de amigos, conhecidos ou simplesmente contatos, as relações certas, que nos ajudam num determinado objetivo. Já não estamos sós e podemos, sem sair do lugar, conhecer e relacionar com pessoas importantes, influentes ou com quem nos interessa contactar, muitas vezes inacessíveis (por distância, tempo, custo, timidez, etc) em modo ‘offline’.

Essas redes são também excelentes ferramentas para compartilhar de opiniões, idéias, dúvidas, sentimentos, críticas, emoções, ideais, etc, tudo é possível na Internet e com a simplicidade de conseguir, com bem menor esforço, juntar pessoas que têm afinidades ou objetivos comuns, que procuram ou respondem a questões que muitas vezes demoraria bem mais tempo e esforço fora do ‘mundo online’. A Internet tem esta poderosa capacidade.

Nunca manter o contato ou criar relacionamentos foi tão simples. Quantos contatos perdemos ao longo da vida: pessoais, familiares, profissionais, etc; somente porque, muitas vezes, não temos oportunidade de ir mantendo conexão atualizada com todas as pessoas que vamos conhecendo e, mesmo aquelas, que em algum tempo ou lugar foram importantes! As redes sociais permitem não só ir mantendo esses convívios ao longo do tempo, bem como ir ficando a par de novidades e alterações sem esforço e voltar ao contato fácil e rapidamente. Conhecer mais e mais pessoas que de outra forma, muitas vezes, possivelmente nem conheceríamos, mas que pelo fato de ser amigo de um amigo e ter o contato disponível na rede, nos permite contatar. ‘Sou amigo de… e gostaria de o convidar a…’ é típico nas redes.

Promover ou procurar emprego, amizade, negócios, afinidades, entretenimento, etc; tipicamente potenciado pelos conhecimentos, está hoje bastante fácil com a utilização das redes. As redes sociais (ou profissionais) têm hoje a capacidade poderosa de juntar e manter pessoas e potenciar contatos, mesmo que, ao mesmo tempo, com o contra-senso de afastar, cada vez mais as pessoas, do relacionamento físico e pessoal que continua a ser fundamental para nós como seres humanos e emocionais que somos.

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O segredo está na utilização, com bom-senso, destas novas ferramentas que nos abrem novas portas para um relacionamento pessoal, profissional e social bastante mais facilitando e diminuindo algumas barreiras que física e tradicionalmente poderiam condicionar estes contatos.

As redes sociais vieram para ficar e, é algo inevitável com que teremos que aprender a viver e conviver . E se já não é possível viver sem elas, então juntemo-nos a elas, com conhecimento e bom-senso.
“Conhece alguém que tenha um portal de marketing fantástico? Deixa eu ver na minha rede de contatos…te digo já!”

See you soon on LinkedIN, Facebook, Xing, Plaxo, Twitter or anyother….

autora: Susana Amaral
fonte: http://www.cidademarketing.com.br

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