A importância da frequência no envio de email marketing

O email marketing é uma fantástica ferramenta de comunicação. É a forma mais eficaz de manter seus clientes cativos, entrando em seu site, lembrando de sua marca e consumindo seus produtos. Em um negócio tradicional, numa loja de shopping, por exemplo, a simples presença de um letreiro já faz, em parte, essa função. Num negócio virtual, ou, na parte virtual de um negócio, o email marketing assume essa tarefa.

A cada venda realizada pelo seu site de ecommerce, você não apenas efetua a venda, mas também cria uma relação com o consumidor, a qual lhe permite, se autorizado, enviar emails periódicos para o consumidor e assim convertê-lo em um cliente usual de seus produtos e serviços. Seus clientes e a autorização deles para receber seus emails, mesmo não estando no balanço patrimonial de sua empresa, são um ativo valioso!

Qual é a melhor frequência

Num email marketing a frequência do envio vai determinar o sucesso de sua campanha. Uma vez por semana é o ideal. Vamos analisar:

  • emails enviados todos os dias irritam o usuário e a chance de ele pedir para sair da lista é grande. Provavelmente ele fará isso no primeiro mês. Ninguém gosta de receber muitos emails, ainda mais sobre o mesmo assunto. Somente envie diariamente se for um email que o usuário precisa e quer ler todos os dias. Email com notícias da área que o usuário gosta de ler, ou de informações específicas para o negócio dele, podem ser enviadas sempre que necessário (exemplo, um relatório financeiro que o usuário precisa ler todos os dias). Não confunda email marketing com email de informações. Email de informações nem estamos discutindo a frequência. Faça conforme necessário.
  • emails enviados uma vez por semana é o ideal. Imagine que seu cliente esteja numa semana com muitas tarefas, entrevistas, um projeto importante. Provavelmente ele vai passar os olhos pelo email que você enviou mas não vai efetuar compra alguma de você, pois ele não tem tempo. Mas, na semana seguinte ele vai receber outro email de sua empresa e aí ele irá lembrar da oferta da semana passada e talvez agora venha a comprar.
  • emails enviados quinzenalmente e mensalmente, até fazem o trabalho, quase como o semanal, e em muitos casos é o que deve ser feito. Tudo depende do grau de importância do teu produto para o consumidor. Produtos importantes para o negócio do cliente, mais ele vai aceitar receber com maior frequência. Outro motivo, é a periodicidade da compra em seu mercado. Por exemplo, numa revenda de automóveis, a periodicidade da troca de veículos pelo consumor é de, digamos, 36 meses. Então, um email quinzenal ou talvez até mesmo mensal é preferível.

REGRA DE OURO

Você fez todo o trabalho básico, vendeu, solicitou autorização aos clientes.
Jamais deixe de enviar um email por mês aos seus clientes.
Veja qual a melhor periodicidade (de preferência semanal) e
envie SEMPRE um email dentro dessa melhor periodicidade.
Não deixe de usar esse ativo (seus clientes) a seu favor!

Não consigo enviar toda semana!

A frequência é difícil de manter. Criar a idéia, a arte, pedir autorização aos clientes, isso você faz ou manda fazer. Agora, mandar sempre e usar ao máximo esse ativo parece simples de executar, mas não é.

Por que é difícil de manter a frequência? Normalmente funciona assim:

  • o diretor de marketing tem uma idéia no final de semana, chega na segunda-feira na empresa, acaba escrevendo a idéia da peça só no final da tarde e envia para a agência criar a arte.
  • a agência na terça-feira está ocupada, mas ainda assim consegue enviar a versão inicial para aprovação no final do dia
  • na quarta-feira o diretor manda sugestões, pela tarde
  • a agência só devolve na quinta
  • na sexta-feira o diretor decide por não mandar o email marketing, pois já percebeu, por experiência, que sexta-feira não costuma, em seu ramo, ser um dia ótimo para disparar o email.

Assim, o que era para ser semanal acaba sendo quinzenal. Mas, na semana seguinte, o diretor acaba por ficar ocupado e não tem tempo de acompanhar o processo. Falha mais uma semana. Na outra semana, tem um novo fluxo de criação. Falha mais uma.

Então ficamos assim:

  • semana não (criando arte)
  • semana sim
  • semana não (diretor ocupado)
  • semana não (criando arte)
  • semana sim

Em 5 semanas, apenas 2 envios. Era para ser semanal. E é assim mesmo que acontece!

Como manter a frequência

Eis um roteiro fácil de ser seguido:

  1. Quem prepara a idéia: equipe de marketing da empresa. Envia um email com o rascunho da idéia, com formatação dos títulos para o setor que vai criar a arte.
  2. Quem prepara a arte: normalmente as empresas já possuem um responsável por fazer o site e este profissional/agência, se for tercerizado, facilmente irá aceitar um contrato fixo por um preço reduzido para criar uma arte por semana. Acredito que um preço de R$ 400,00 é justo, mas dependendo do tamanho da agência, pode ser fechado por metade do valor ou até mesmo por algumas vezes isso, se tiver agregado um planejamento de marketing.
  3. Uma solução simples para manter a frequência e que no comércio é usada desde sempre: estoque. O marketing, uma vez por mês, numa semana de inspiração, cria meia dúzia de idéias, envia para a criação e já deixa a arte salva na ferramenta, só aguardando o clique para o envio. Simples, prático e funcional.
  4. É simples, mas se não criar estoque você não irá atender a frequência planejada.
  5. Utilize uma ferramenta profissional para disparar o email marketing. A ferramenta deve disparar no mesmo dia os emails, oferecer relatórios de visualizações e cliques e retornos de email. Deve remover automaticamente os usuários que não desejarem mais receber e emails e deve permitir o cadastro de novos assinantes diretamente de seu site (na área “receba nossos informativos”). Existem algumas disponíveis no mercado, o TeContato é a solução da TeHospedo e é claro que vou indicar ele
Outro ponto para pensar:
mais vale uma arte/idéia 90%, na caixa do cliente,
do que um rascunho 100% no seu bloco de notas.

autor: Roberto Bertó
fonte:

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