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7 e-mails automáticos que geram conversões

A maioria das empresas têm visto taxas de conversão muito maiores quando utilizam e-mails automáticos de retargeting ou triggers.

Após a conclusão de uma ação pelo cliente, há um e-mail disparado imediatamente que atinge a caixa de entrada do usuário. Esses e-mails atraem um grande número de respostas, dado o tempo e relevância do conteúdo.

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Se você quer engajar mais seu público através de e-mails automáticos, vá em frente. Escolha o melhor e-mail da lista abaixo e comece hoje mesmo.

1) E-mail de boas-vindas.

Mensagens automáticas de boas-vindas estabelecem um relacionamento inicial de engajamento com os clientes e contribuem para a retenção. Você pode aproveitar e incluir uma introdução sobre a empresa, os produtos ou serviços oferecidos.

O e-mail de boas-vindas pode ser enviado durante a inscrição de um evento, visitas ao site, download de algum material ou software, preenchimento de formulários, inscrição nas newnsletters, etc.

2) Cross-sell ou up-sell.

Pense em upselling e cross-selling como um balcão de alimentos no cinema. Quando um cliente pede para que a pipoca passe a ser de média para grande, é o up-selling. Se ele pede para adicionar refrigerante e um doce, é o cross-selling.

A Amazon, por exemplo, ficou famosa pelo seu motor de recomendação personalizada. Eles aumentaram as vendas em 30% usando up-selling e cross-selling. Em suas páginas de produto, há um item: ‘Clientes que compraram este item também compraram esses outros’ e ‘Frequentemente comprados juntos.’ Isso é up-selling e cross-selling com a ajuda de conteúdo dinâmico. Mas como você incorpora o e-mail nessa equação?

Desenvolva o conteúdo dos e-mails com ofertas de produtos e serviços que atendam às necessidades dos compradores com base em seu comportamento passado. Você pode utilizar os dados inseridos nos formulários, histórico de compras e até mesmo a pontuação de satisfação do cliente.

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3) E-mail de aniversário.

O e-mail de aniversário é uma ótima maneira de retribuir aos seus clientes e agradecer-lhes pela sua fidelidade à marca. Envie ao cliente uma oferta antes, no dia ou próximo ao seu aniversário. Mantenha pessoal o teor do e-mail e agradeça por ele ser um cliente fiel.

Não possui as datas de aniversário dos clientes em seu banco de dados? Então eu recomendo solicitar o mês e dia do aniversário durante o programa de boas-vindas e / ou como um elo constante no rodapé de suas campanhas.

4) Satisfação do cliente.

O feedback é importante para aumentar a fidelidade do cliente. E-mails de satisfação do cliente são e-mails de acompanhamento, que normalmente seguem dentro de poucos dias de um negócio (que pode ser a compra de um produto ou serviço, online ou não).

Revisando os resultados dessas respostas, você pode renovar seus produtos, serviços e o pós-venda, levando a uma melhor satisfação. Os clientes ficam felizes quando sabem que são uma parte da tomada de decisão de sua marca.

5) Carrinhos abandonados.

Um dos temas mais abordados atualmente no cenário do e-commerce envolve a questão dos carrinhos abandonados. As causas podem variar cada vez e em diferentes segmentos, mas um caminho curto e simples, sem distração acaba tornando mais eficaz a conversão das lojas virtuais.

Hoje em dia o e-mail ainda é uma ótima opção para resgatar aqueles clientes que não finalizaram a compra, seja por dificuldade no processo, problemas técnicos ou apenas uma simulação de preço. Um e-mail de carrinho abandonado convida as pessoas a voltarem para o processo e finalizar a compra.

6) Reativação.

O programa de reativação ajuda a acionar clientes que não compraram em um determinado período de tempo. Este pode ser um único e-mail automático ou uma série de e-mails incentivando-os a comprar novamente. Normalmente, um incentivo é utilizado para seduzi-los a comprar.

Isso é muito fácil de implementar quando você tem a data de última compra em seu banco de dados. Apenas automatizá-lo para acionar XX dias após a data da última aquisição. Você poderia pensar em segmentar ainda mais em clientes ativos e inativos, resultando em dois segmentos:

Inscritos que não tenham adquirido em XX dias e abriram ou clicaram as campanhas nos últimos 30 dias.

Inscritos que não compraram em XX dias e não abriram ou clicaram qualquer campanha em 30 dias ou mais.

Novamente, mantenha o teor do e-mail pessoal e com um claro apelo à ação.

7) Programa de reposição.

Reabastecimento, neste caso, refere-se a qualquer item que possa ser substituído ao longo do tempo. Esse é o momento em que alguém ficará sem algum produto e estará mais propenso em comprar novamente. Exemplos incluem: perfume, lentes de contato, mantimentos, roupas íntimas, itens médicos, e muitos mais.

Outro programa semelhante ao programa de reabastecimento é uma campanha de volta ao estoque. Trata-se de clientes que têm mostrado interesse em um produto que estava fora de estoque, mas agora está disponível, ou há itens em uma categoria semelhante.

Leve em conta: Um programa de e-mail marketing automatizado ajuda as empresas a ganharem vantagem sobre seus concorrentes facilmente. Defina algumas regras automatizadas para acompanhar o comportamento dos usuários em seu site. A relevância e oportunidade de tais e-mails automáticos trazem um grande sucesso para muitas marcas.

autor: Augusto Sorgi
fonte:

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