5 lições do varejo americano para empreendedores brasileiros

  1. 5 lições do varejo americano para empreendedores brasileiros




Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, viu de perto o que o Brasil pode aprender com o varejo dos Estados Unidos no evento Retail’s Big Show, considerado o principal encontro de varejistas de todo o mundo, realizado no começo do ano.

Confira as principais dicas do especialista após a imersão no varejo norte-americano.

1. Crie ações e eventos

Para Hussni, foi interessante observar como os varejistas dos Estados Unidos utilizam o lucro de ações promocionais (como o McDia Feliz, da rede McDonald’s, por exemplo) para investir na sociedade. “Algo que gere envolvimento natural das pessoas.” Uma dica para os empreendedores do setor de alimentação é convidar seus clientes para degustar seus produtos e até mesmo prepará-los com a equipe. “É uma forma de marketing espontâneo do seu negócio”, afirma.

2. Atenção especial para os clientes fiéis

O empreendedor deve conhecer muito bem os seus clientes. Assim, fica mais fácil identificar aqueles que são mais fieis e as razões para tal. Dessa forma, a empresa pode procurar maneiras para bonificar essas pessoas. “Estar próximo e dar benefícios para quem sempre está com você e o seu negócio são diferenciais muito importantes”, diz Hussni.

Outra ação comum entre os varejos de lá são os descontos graduais para quem compra com frequência. “Uma ideia que pode dar certo aqui.”

3. Pense na comunidade próxima

O empreendedor deve saber que o seu negócio faz parte de um ecossistema. Por isso, o ideal é estar em harmonia com os estabelecimentos e instituições próximos da região ou bairro. Para ilustrar, Hussni diz que conheceu um restaurante em Nova York, no bairro do Brooklyn, que doou US$ 150 para a construção de um playground na escola do bairro. “Um envolvimento que além de fazer o bem também atrai a atenção de novos clientes”, diz.

4. Use a tecnologias ao seu favor

É muito comum na gestão norte-americana utilizar a tecnologia para melhorar a tomada de decisões. Estudar o cliente, controlar o estoque e realizar um bom gerenciamento administrativo são alguns dos campos facilitados por aplicativos e softwares. “O Brasil ainda está atrás em tecnologia, mas isso está mudando. Criar uma cultura também é importante.” Alguns varejistas controlam as metas dos seus funcionários por meio de aplicativos, que mostram o quanto já foi vendido, por exemplo.

5. Invista nos melhores talentos

Outro passo essencial para que o seu estabelecimento tenha sucesso é investir na equipe. “É óbvio que você não vai acertar 100% de primeira, mas se o empreendedor focar em capacitar uma equipe talentosa, o negócio tende a crescer”, afirma o diretor.

Para isso, recomenda-se que o empreendedor consiga reconhecer funcionários que valorizem os produtos da empresa e o propósito de uma marca. “O cliente tem que ser recebido e surpreendido.”

fonte: Revista Pegn

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