4 erros básicos de web design para pequenas empresas

  1. 4 erros básicos de web design para pequenas empresas




A maior parte dos empreendedores já compreendeu que ter presença online é fundamental e pode ser o fator que separa a empresa do sucesso ou do fracasso. No entanto, não basta ter um site. Esse domínio é uma das principais formas de comunicação do seu negócio, ele precisa refletir a mensagem que você pretende passar aos seus consumidores.

É comum que alguns empreendedores cometam erros quando lançam seus sites. Reunimos os quatro principais, com dicas de como fugir das “gafes” online:

Atropelar o lançamento

A pressa de colocar a página no ar pode ser um tiro no pé do empreendedor. Não se deve ignorar o primeiro passo: pesquisar o público. Esse entendimento do consumidor vai guiar a construção do site e dar pistas de como ele deve ser – de cores à disposição das informações. Colocar no ar um site que não tenha nenhum apelo (ou pior, tenha impacto negativo) junto ao seu cliente é pior do que não estar online. Também é um erro tentar atingir a todos, você acaba não se comunicando com ninguém. Separe uma etapa no processo e dedique-se a conhecer seu público.

Muita informação

O problema aqui não é informação sobre a empresa, mas no design. O excesso de cores, fontes muito chamativas, fotos mal escolhidas e a diagramação sem respiro acabam formando um caldeirão de informações que o internauta não consegue processar. Evite designs agressivos e respeite à ordem das informações: dê destaque a algumas coisas, não a blocos inteiros de texto.

Sem apelo

O site é bonito, as informações estão lá, mas falta algo. Talvez o mais importante: a chamada para ação ou, do inglês, call to action. Essa estratégia vem do marketing e funciona como um guia para o leitor. Depois de ver o site e buscar as informações que deseja, direcione o próximo passo com botões de instruções claras: compre já, inscreva-se, entre em contato. São formas de evitar que o cliente saia do site sem criar um laço com a empresa.

Não investir

Atualmente, não dá para brincar de ser amador na internet. Mesmo pequenos negócios estão se planejando para ter sites bem feitos, com design personalizado e focado no público-alvo. Subestimar o poder da internet pode fazer com que você economize esse investimento e deixe de faturar (muito) dinheiro.

fonte: Sebrae Minas

NOTA IFD: No meio digital é importante se comunicar com relevância e a IFD Comunicação pode te ajudar nisso. Veja alguns de nossos trabalhos, entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *