10 formas de usar infográficos

  1. 10 formas de usar infográficos




Infográficos são representações visuais que têm por objetivo apresentar informações complexas de forma clara e rápida ao olhos do usuário. Eles simplificam a informação de maneira visualmente envolvente a fim de atrair e informar grandes audiências. Os melhores designers de infográficos se valem de princípios básicos do design para sustentar a informação apresentada e principalmente para torná-la mais facilmente acessível a grandes audiências ou mirar uma audiência específica. Não importa o propósito – já que muito conteúdo tem sido disponibilizado pela Internet a todo instante – o fato é que os infográficos comunicam uma ideia de forma simples e rápida e se tornaram um grande ativo para marcas, negócios, educadores, designers, blogueiros. Alguns de seus possíveis usos incluem:

  • Visualização de um grande volume de conteúdo contido em uma tese ou história
  • Uma ferramenta para educar e informar
  • Uma forma de chamar a atenção sobre uma marca e viralizar pela metade do valor das campanhas de marketing padrão
  • Infográficos BEM FEITOS têm 30 vezes mais chances de serem lidos que artigos em formato texto
  • 40% mais pessoas respondem melhor à informação visual do que textual

Isso tudo porque 90% da informação transmitida ao cérebro é visual:

Em tempos de Big Data, como é possível extrair o valor da informação à nosso favor e efetivamente simplificá-la e apresentá-la de uma forma atraente e informativa?

Veja 10 diferentes formas possíveis de extrair o melhor proveito dos infográficos:

Como ferramenta de recrutamento

O infográfico abaixo foi solicitado por uma empresa de gerenciamento de projetos com o objetivo de preencher uma vaga disponível, e resume nas informações apresentadas o conjunto de habilidades requeridas para o candidato ideal ao mesmo tempo em que comunica, de maneira efetiva, os fatos relacionados à organização:

Apresentação de dados de pesquisa

Estatísticas e números podem saturar as pessoas, e com isso perder muito do seu significado. Porém, quando organizados em um infográfico, torna-se muito mais fácil de extrair um significado imediato dos dados, como mostra o exemplo abaixo. Reunir essas informações e apresentá-las em planilhas não trariam o mesmo impacto que um bom infográfico, além de não serem devidamente compreendidas em um piscar de olhos:

Para simplificar conceitos complexos

O principal propósito de um infográfico é simplificar uma ideia complexa, o que o torna uma excelente ferramenta educacional também – porque não? – especialmente quando apresenta uma visão geral de um tópico ao invés de uma análise elaborada e aprofundada.

Explicação de como funciona um produto ou serviço

Além de simplificar ideias complexas, os infográficos são frequentemente usados para revelar os intrincados mecanismos sob os quais funcionam determinados aparelhos (como o iPhone da imagem abaixo). A simplicidade empregada no design torna mais fácil explicar a função de cada peça no conjunto do sistema:

Comparações

Em desenhos de comparativos, os infográficos ajudam a organizar similaridades e diferenças ao criar paralelos visuais que complementam a informação apresentada. As comparações podem ser difíceis de serem expressadas em palavras, por vezes chegando mais a confundir do que esclarecer. No início deste ano, uma série de infográficos faziam o comparativo de como os preços dos itens relacionados a superheróis haviam mudado substancialmente desde que foram criados, em 1939. Os infográficos fizeram sucesso por fazer uso de cada parte da roupa como um ponto de partida visual. Um ideia bastante simples e efetiva em termos de design:

Fatos interessantes

Há uma série de fatos interessantes que não seriam tão interessantes se comunicados em uma lista, por exemplo. Porém, quando dispostos em um infográfico, eles simplesmente ganham vida. Veja, por exemplo, os fatos relacionados a chuveiros. Os chuveiros são utilizados (quase) diariamente por (quase) todo mundo, mas se a informação se mantivesse escondida em um parágrafo, poderia passar completamente despercebida. Entretanto, quando inserida em um infográfico, pode ser organizada de uma forma que traga apelo visual e leve o leitor a colher a informação em um piscar de olhos:

Quando as palavras não funcionam

A principal função do infográfico é explicar visualmente coisas que não podem ser explicadas em palavras. Alguns conceitos simplesmente não possuem palavras associadas, ou, como no caso abaixo, algumas palavras não possuem tradução direta do idioma do qual foram originadas. O Maptia resolve esse problema ilustrando o significado de cada tradução, transformando um parágrafo monótono em uma representação visual atrativa para o leitor:

Chamar a atenção para um determinado tema

Muitas informações são desagradáveis de se comunicar, porém necessárias para aumentar a consciência sobre um determinado tema. O exemplo abaixo chama a atenção para os perigos do uso da piscina, como riscos de afogamento e manuseio de equipamentos aquáticos pelas crianças, tornando a informação mais interessante de ler e mais aumentando a probabilidade de ser compartilhada:

Informar consumidores

Os consumidores preferem se manter bem informados para que possam tomar decisões na certeza de estarem gastando seu dinheiro corretamente. E as empresas podem servi-los com informações relevantes para a decisão de compra de uma forma fácil e bastante acessível. Como informa, por exemplo, o desenho abaixo, sobre a quantidade de bolo ideal para uma festa de casamento:

Publicidade em tempo de festas

Conforme chegam as festas de final de ano, além de outras temporadas festivas como Páscoa e Carnaval, as marcas associadas a esses eventos costumam produzir conteúdo original e relevante para chamar a atenção de seus consumidores. É o caso do infográfico abaixo, que desconstrói elementos típicos do Natal, oferencendo “pedacinhos” de cada alimento encontrado em uma mesa natalina, informando a história por trás de cada prato consumido nessa época do ano:

autora: Laura Lopes
fonte: Coworking Offices Blog

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