Lesson learned em gerenciamento de projetos

  1. Lesson learned em gerenciamento de projetos




autor: David Newman
editora: M.Books

Sinopse:
Como gestor de uma empresa, você está sempre ocupado. Com o tempo precioso e escasso e com tantos caminhos novos para se chegar ao sucesso, e difícil saber por onde começar na comercialização de seus produtos ou serviços. Mídia social? E-mail? Blogs? Vídeos? Otimização para motores de busca?

Somente a ação gera resultados. Para se destacar da multidão, atraindo, envolvendo e conquistando mais clientes, é preciso apenas tomar medidas simples, que o coloque na direção certa. Este livro é o estímulo, o pontapé inicial para o sucesso do seu marketing. Ele dá conselhos fáceis de seguir para ajudar sua empresa a conquistar o mundo passo a passo e dia a dia. É um guia de marketing pé no chão com estratégias, táticas, modelos e ferramentas para destacar o marketing do seu negocio.

O livro fornece um plano de marketing especial de 21 dias, dando-lhe toda a ajuda de que precisa pra ‘estar na pista’. Ele trata das sete perguntas para identificar seus melhores compradores; de como reduzir o tempo desperdiçado; da construção de um site atraente; e de como fazer um marketing simples, eficaz, indolor e inspirador.

Ao pensar no crescimento do seu negocio e na execução das árduas tarefas de marketing, é natural se sentir assustado. Aqui está a ajuda! Este livro elimina o mistério, mostrando-lhe como parar de fazer marketing ‘por acidente’ e começar a fazer ações mais espertas, com mais facilidade e executar melhor suas estratégias.

Veja mais detalhes sobre o livro

NOTA IFD: Recebi o livro da editora MBOOKS e achei interessante completar esta minha publicação aqui no IFDBlog colocando um pouco das impressões que tive sobre o livro.

Bom, assim que comecei a ler o livro me deu uma vontade GIGANTE de enviar um exemplar do livro para alguns “gerentes de projeto” que lidei nestes meus anos de estrada. Infelizmente tem muito “profissional” que se diz gerente de projeto, mas na verdade o que faz de melhor é encaminhar email dos diretores para a equipe e deixa que a equipe se vire e ainda em reunião falam “SOMOS UMA EQUIPE” – estes são os piores, os que menos fazem, menos sabem do projeto e ainda acham que outros devem ter uma responsabilidade que cabem a eles.

Instintivamente desde que comecei a trabalhar sempre achei que durante TODO projeto você acerta e comete erros e eles devem ser documentados da melhor forma possível, para que no próximo possamos melhorar e não cometer os mesmos erros. Acontece que nem todo profissional pensa desta forma, o projeto entra e o que ele mais quer é acabar o mais rápido possível pra começar o seguinte sem analisar o caminho, muitas vezes tortuoso, que o projeto percorreu. Lidei com isso num projeto que estava mês passado e o mais estranho que a pessoa que intermediava o projeto e seu funcionário pareciam não entender o porque eu apontava o que pra mim eram erros no processo na realização do projeto, coisas que faziam o projeto – que era relativamente simples – se desgatar e voltar 2 casas pra trás. Por fim, depois de longos meses de desgaste e conclusão do projeto decidi que não queria mais trabalhar com eles em outros projetos, percebi que a maturidade empresarial deles não os permitia enxergar os próprios erros durante o processo do desenvolvimento de um projeto e não havia modo algum de fazê-los enxergar. É como li num depoimento que consta no livro. “Não é necessariamente o que as organizações fazem, mas COMO fazem que as tornam bem-sucedidas…” melhorando a execução se melhora o resultado.

Este livro vem justamente explicar a importância de analisar o projeto DURANTE o projeto, mostra conceitos, técnicas e registros de Lições Aprendidas (Lessons Learned – expressão usual na área de Gerenciamento de Projetos) adquiridas em 40 histórias reais escolhidas a dedo, usando uma linguagem bem fluída, objetiva e por vezes bem humorada que com toda certeza facilita o aprendizado através dos erros e acertos de cada história contada.

Acredito ser um livro bem interessante pra quem quer ter um visão ampla de todo o processo de um projeto independente para qual finalidade seja, talvez pessoas mais ligadas a administração/marketing/publicidade que gostem mais de análise e da parte estratégica se interessem mais MAS se você é um designer/criativo que quer ampliar seus conhecimentos e não ficar naquela de apenas layoutar uma ideia, acho este livro uma boa também.

Espero que gostem da dica! Se você já leu o livro e quiser comentar sobre o que achou, fique “avonts” 🙂

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *