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Tecnica de Negociação

Alô…

– Designers Associados, Silva. Bom dia!

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– O Silva, por favor…

– Quem gostaria?

– Seu Manel…

– Um momento…

– Pois não.

– Sr. Silva? Aqui é o Seu Manel da padaria. Tudo bem?

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– Tudo bem. Em que posso ajudá-lo?

– Sabe o que é, to ampliando meu negócio e gostaria de mudar a marca da minha padaria. Quanto custa?

– Seu Manel, os custos podem variar de acordo com uma série de fatores: tamanho, faturamento, classificação do negócio, exposições da marca, possíveis aplicações etc…

– Tudo bem, mas quanto custa?

– Como te falei, o ideal seria marcar uma reunião, o senhor me apresenta as “questões” da marca e “desenharmos” um “briefing”.

– Ih! Com esse tal de briefing é mais caro?

– Não meu senhor, trata-se apenas de uma coleta de dados para que eu saiba como conduzir melhor o trabalho.

– Mas é muito simples: Padaria do Seu Manel… E acabou…

– Tudo bem, mas é necessário que uma pesquisa de mercado seja efetuada.

– O senhor nunca foi a uma padaria?

– Claro que fui… Obviamente!

– Então é isso! É tudo igual: pão, leite, bolo, frango assado…Essas coisas de sempre.

– Ok. Mas insisto que nos encontremos para levantar algumas questões e fechar o negócio…

– Seu Silva, nao me leve a mal, mas acho que o senhor nao entendeu. Eu tô te ligando para saber quanto custa…

– Bom, então o senhor quer mais objetividade?

– Isso mesmo!…

– Segundo a Tabela do Sindicato dos Designers da Região Central da Planície de Montes Claros um Logotipo – incluindo layout, arte-final e manual de identidade visual custa, exatamente, três mil novecentos e sessenta e oito reais e setenta e tres centavos…

– O que… Tá maluco?!!!

– Como assim…

– Tá achando que eu sou portugues?

– Não senhor… Quero dizer, sim Seu Manel. Esse é o preço praticado pelo mercado.

– Mas o meu negócio é padaria… Voce sabe quanto custa um pãozinho?

Teria que vender muitos pães pra pagar essa marca… Tá muito alto!

– Mas foi exatamente por isso que eu queria marcar uma reunião com o senhor…

– Com a reunião o preço abaixa?

– Vamos conversar…

– Então tá… Que horas?

– Que tal as 10:30h nesta quarta?

– 10:30h? Muito tarde!

– Mas é meu primeiro horário de trabalho.

– Tá brincando! Eu acordo todo dia as 4:30h da manhã para trabalhar, dia após dia, incluindo sábado e domingo, e o senhor, que chega ao trabalho as 10:30h, quer me cobrar três mil novecentos e sessenta e oito reais e setenta e tres centavos por uma marca?!!!

– Tudo bem, então podemos marcar pro fim do dia: 21:00h tá OK?

– Que isso… Há essa hora eu já to indo pra cama. Eu não posso acordar tarde como você não… tenho que trabalhar!

– Então é o seguinte Seu Manel: nada de reunião, entrevistas, briefing… Na segunda que vem te apresento uns layouts e tudo bem…

– Mas… Quanto custa?

– Tudo bem, tudo bem… Seu negócio é pequeno. Vou tirar o manual da marca e fazer um grande desconto para viabilizar o negócio: R$ 1.173,47. R$ 1.000,00 pra arredondar?…

– Tudo bem… Tudo bem… Segunda que vem?

– Sim senhor, na próxima segunda um rapaz irá deixar os layouts para sua aprovação. Fechado?

– Fechado!

– O senhor poderia me passar o endereço para a entrega?

– Só um momento, vou transferir para minha secretária…

..ENQUANTO ISSO, A MENSAGEM DE ESPERA:
– Com 73 lojas espalhadas por todo o estado, e mais 8 lojas no exterior, a Padaria do Seu Manel é a única que possui uma ampla estrutura de entregas e serviços. Para sua comodidade acesse: www.padariadoseumanel.com e faça suas compras sem sair de casa. Na Padaria do Seu Manel você encontra mais de 15.000 produtos! Nesse mes não perca a grande promoção: a cada R$ 20,00 em compras você ganha uma cartela para concorrer a 30 casas, isso mesmo, são 30 casas no valor de R$ 60.000,00 cada uma! É uma casa por dia!resultado da Promoção Casa Própria do Seu Manel será divulgado nos intervalos do Jornal Nacional e os premiados receberão as chaves no programa do Faustão. Participe! “Padaria do Seu Manel, onde quem ganha é voce!”

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5 respostas

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  2. O Silva do Escritório de Designer demonstrou que não sabe nada de técnicas de negociação. Para ele (e também para o leitor) o "Seu Manoel" é uma pessoal de pouca cultura, dono de uma pequena padaria e foi cedendo no preço e condições. É um exagero, mas esse tipo de coisa pode acontecer.

  3. É melhor ler isso que ser analfabeto…
    entao… lendo isso poderemos supor que:
    a Padaria do seu manel vende pao. ora pois

  4. Já conhecia essa história mas nunca é demais relembra-la. Às vezes querendo nos livrar de aborrecimentos e despachar logo o cliente acabamos entrando um uma fria. Eu mesmo já cansei de entrar em frias. É uma boa lição principalmente para quem esta começando e no desespero pega qualquer coisa de qualquer maneira.

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