Web Design e Web Designer





Antes de mais nada, acho importante deixar bem claro que um “Web designer” nada mais é do que um Designer especialista em Internet, o termo web designer vem sendo muito difundido e repetido à exaustão nos últimos anos, tudo bem, o termo se refere ao profissional de design que trabalha com Internet, mas nunca devemos esquecer que para isso, o profissional deve ter muito bem definidos vários conceitos de cores, formas, usabilidade, e até marketing, isso desqualifica pelo menos 80% dos “webdesigners” de plantão, não basta saber “usar” o Frontpage ou Dreamweaver, saber copiar algumas imagens de outros sites e roubar alguns códigos por aí, claro que muita gente vai dizer que “nesse mundo nada se cria, tudo se copia”, mas essas pessoas também não devem saber a diferença entre plágio e referência, essa pode ser a diferença entre contratar o “sobrinho” ou um amigo micreiro e um verdadeiro profissional de Design.A Internet tem como principal característica o rápido acesso às informações, o webdesigner ou designer é o grande responsável em aliar um visual bonito, atraente aos olhos dos visitantes e que seja condizente com a proposta do projeto, à facilidade de navegação do site. Para isso, é necessário além da criatividade, alguns conhecimentos básicos de técnicas de design e informática.

Na Internet “imagem” é tudo, ou quase tudo, portanto um webdesigner tem que saber exatamente os elementos que deve ou não utilizar em cada projeto. Beleza e bom gosto fazem parte do processo, mas são aspectos subjetivos, afinal qual o conceito de belo ou feio guardadas as devidas proporções ? Uma das principais tarefas do webdesigner é observar e desenvolver os aspectos funcionais do site e procurar simplificar ao máximo a navegação, o visitante deve saber exatamente aonde encontrar o que deseja, a isso vamos chamar de navegação intuitiva.

Para isso, é importante ter uma visão do design de um site como um todo, e não apenas como um amontoado de elementos fragmentados que constituirão o resultado final. Conhecer alguns conceitos como equilíbrio dos elementos visuais e utilização das cores são fundamentais nesse tipo de processo criativo, além de organização.

Toda forma de mídia tem elementos visuais próprios e com a Internet não é diferente. Sites que tenham um design bem definido, objetivo e que estejam de acordo com a proposta do produto ou do assunto a que deram origem, com certeza serão mais eficientes.

WebDesign é o Design voltado para a Internet, e Webdesigner é o criador do processo. É importante procurar sempre o bom senso e uma certa sobriedade no estudo e criação de projetos, procurar aplicar os conhecimentos e técnicas na estética sem perder a ousadia e sem esquecer de vez a simplicidade. A tela do computador é o universo em que o Webdesigner deve trabalhar, e nesse universo é ele que decide a disposição de todos os elementos que vão compor o projeto.

Postado em:

6 Comentários

  1. It’s been really great looking and reading your Blog. Any fresh ideas on internet marketing seminar are always welcome to folk like me. You may also be interested in some incredible software that I’ve seen that really helps in the area of internet marketing seminar.
    It can drive thousands of targeted links back to your website or Blog. Well worth looking at.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *