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Técnicas para embalagens de produtos

Um bom design na embalagem e a utilização do apelo de sensibilização adequado são indispensáveis para o sucesso de vendas de um produto. Confira algumas dicas sobre o assunto.

A embalagem é um componente muito importante do produto. Além de contribuir para a diminuição das perdas dos produtos primários, assegurando sua preservação e longevidade, funciona como elemento de atração e estímulo ao consumidor.

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A relação entre o produto e sua embalagem é tão estreita que obriga que o planejamento em relação a ambos seja realizado de forma conjunta, considerando aspectos mercadológicos e de custo.

Vale lembrar que há legislações específicas que definem as características básicas das embalagens. Elas devem ser seguidas, para que a empresa não esteja sujeita a sanções.

Recomendações
Para que a embalagem seja bem-sucedida na missão de auxiliar nas vendas dos produtos, é bom levar em conta algumas recomendações, que são as que seguem.

– Pesquisas demonstram que dois números são estratégicos em relação ao consumo dos produtos: 3 e 85. Três segundos seria o tempo que o produto tem para atrair a atenção de quem está passando em frente a uma gôndola. Uma vez atraído, a chance de que o consumidor adquira o produto é de 85%.

– É preciso diferenciar, chamar a atenção. A diferenciação pode ser feita pela forma, cor, tipo e grafismo da embalagem.

– O ponto de partida é identificar a característica do produto que deverá ser valorizada para despertar o interesse do consumidor. Se o produto for destinado a suprir necessidades básicas, como é o caso dos alimentos, devem-se destacar as características nutritivas e de higiene. Se o consumidor vai adquirir o produto para presentear outra pessoa, a embalagem deve ser a mais bonita possível, pois o ato de presentear traz consigo a vontade de causar uma boa impressão.

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– É preciso identificar o melhor material para acondicionar o produto, como vidro, metal, madeira, papelão ou plástico.

– O design da embalagem é fundamental. De nada adianta um produto ter qualidade se não tem um bom apelo de venda. Uma empresa especializada pode definir o design mais adequado, bem como um rótulo que sensibilize o consumidor.

– A embalagem deve ser de fácil uso e manuseio pelo consumidor.

Código de barras
O código de barras é uma ferramenta de identificação e comunicação de produtos, serviços e localidades, com base em padrões internacionais reconhecidos por empresas no mundo inteiro.

Impresso na própria embalagem ou em um selo aplicado no produto, o código de barras proporciona uma linguagem comum entre os parceiros comerciais para a classificação de itens como tamanho, cor e tipo do produto.

O código de barras também é um aliado do empreendedor na gestão de seu negócio. Permite o controle de estoque, a rastreabilidade dos produtos, o monitoramento das vendas, das compras, da margem de lucro, dos estoques, do fluxo de caixa e de outras variáveis.

No Brasil, a EAN Brasil é o órgão multissetorial e privado que administra a implantação da numeração do código de barras. A filiação à EAN Brasil pode ser feita tanto por pessoas jurídicas (ltda, associações, S.A etc.) como por pessoas físicas (artesãos, autônomos etc.).

Após o pagamento das taxas necessárias e o envio da documentação, dentro de sete dias, a EAN Brasil encaminhará a carta de licenciamento contendo a numeração exclusiva para a empresa, bem como uma via do contrato de licenciamento, o Guia de Referência “Codificação em Unidade de Despacho”, o Anuário Brasileiro de Automação e Tecnologia da Informação e o Software para cálculo do Dígito Verificador.

O telefone da EAN Brasil é 0800 11 0789. Para acessar o site, clique aqui.

Para outras informações sobre embalagens e empresas que atuam no mercado visite o site da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens. Para acessar o site, clique aqui.

fonte: http://www.sebrae.com.br

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