Spec Work – O que é trabalho especulativo?

  1. Spec Work




Video explicativo sobre diferentes métodos de trabalho especulativo, e porquê eles são tão nocivos aos profissionais de design (e não só eles).

Versão legendada para o português para facilitar o acesso da informação aos artistas brasileiros e de língua portuguesa em geral. Se as legendas não aparecem no seu video, habilite “subtitles” na barra inferior do seu YouTube.

Transcrição

No mundo do design, “SPEC WORK” é a abreviação de “TRABALHO ESPECULATIVO”, e isto significa…É assim quando você…Significa basicamente “TRABALHAR DE GRAÇA”.

Normalmente acontece de duas formas:

  1. O cliente pede a vários designers ou empresas de design, que façam parte de um novo projeto. O cliente escolhe um vencedor, passa o trabalho para ele, e outros voltam pra casa sem nada pelo trabalho duro que fizeram;
  2. O cliente cria um concurso e capta centenas de inscrições ou até milhares de designers. Eles escolhem um vencedor, pagam um valor modesto, e os outros voltam pra casa sem nada pelo seu trabalho árduo.

Então o que há de errado nisso?

Se você é um cliente, o melhor trabalho de design deveria surgir de uma relação saudável com o designer onde suas necessidades e objetivos são compreendidos, e as ideias desenvolvidas com você, desde o início. Só porque você um monte de design gratuitos, não significa que eles sejam bons. E na verdade, muitos deles podem ser plágios descarados. Concursos especulativos acabaram produzindo um sistema clandestino onde alguns designers inescrupulosos inscrevem projetos o mais rápido possível, copiando trabalhos da internet e apresentando como se fossem seus. Então aquele seu “logo novo”, pode muito bem pertencer a outra pessoa.

Se você é um designer você não deveria trabalhar para empresas já estabelecidas, de graça. [ PONTO FINAL ] Se quiser montar seu portfolio, há outras maneiras. Faça o design para instituição de caridade local ou para o novo empreendimento de um amigo seu ou invista seu tempo criando projetos pessoais.

Trabalho especulativo poderia parecer absurdo na maioria das outras atividades profissionais. Você pediria para vários chefes de cozinha para preparar a sua próxima refeição de graça, e pagar apenas pela melhor delas? Você criaria um concurso para que centenas de advogados escrevessem seu testamento, para que você escolha e pague por apenas um deles?

Eu acho que não. Talvez esteja na hora de tratar os designers .. você sabe… como qualquer outro?

Pense nisso.

tradução: Montalvo Machado
fonte: Canal Roda Redonda / Video original – Topic Simple

Para Completar

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *