Que tipo de designer o seu negócio precisa?

  1. Que tipo de designer o seu negócio precisa?




Empreendedores de sucesso não costumam deixar o design de lado nos seus negócios. A experiência visual está entre os principais filtros que levam o consumidor a optar por um produto ou serviço. Da embalagem, ao interior da loja, passando pelo e-commerce – cada item deve ser desenvolvido com cuidado. Muitos empresários já reconhecem a relevância do profissional em design, mas esbarram em uma dúvida: “eu preciso de que tipo de designer?”.

Dentro do design existem diversas especialidades. O que vai definir a área que você procura é a natureza e o estágio de desenvolvimento do seu negócio. Conheça as principais atuações dentro do design e veja qual profissional você pode buscar:

DESIGNER GRÁFICO – O designer gráfico pensa na comunicação e na forma que a sua empresa ou produto vão se apresentar ao público. Esse profissional é especializado em alinhar a natureza e os valores do seu negócio as expectativas do seu cliente. Busque um designer gráfico se o que você precisa é: identidade visual e projeto de marca; embalagens; publicações editoriais; sinalização (placas). Dentro desse segmento, também existem designers especializados em mídias digitais, que trabalham com a elaboração de vídeos corporativos, por exemplo.

WEB DESIGNER – Se você precisa aperfeiçoar a presença online do seu negócio, é uma boa ideia contratar um web designer. Esse profissional trabalha focado no desenvolvimento de conceitos para sites e interação do usuário com a interface gráfica. Há ainda os especializados em games e aplicativos – mercados em ascensão no Brasil que estão demandando profissionais extremamente competentes.

DESIGNER DE SERVIÇOS – O empreendedor que trabalha com serviços precisa pensar na experiência do cliente durante todo o processo – da busca, passando pela escolha, contato com a empresa, atendimento, entrega, pós-venda e relacionamento com o usuário. Cada passo dessa jornada pode ser melhorada e desenhada para funcionar de maneira mais eficiente quando um designer de serviços é envolvido no desenvolvimento da empresa. Além de aprimorar a imagem da marca e fidelizar o cliente, o designer de serviço contribui para economizar energia e recursos tornando os processos internos mais inteligentes.

DESIGNER DE AMBIENTES – Apesar do crescimento e da migração de vários setores para plataformas virtuais, há uma tendência expressiva da retomada da experiência offline. Lojas e empresas estão repensando seus espaços porque o mercado consumidor expressou o desejo de ter contato físico novamente. Essa relação aproxima e cria vínculo com o cliente. Na hora de pensar o seu espaço, um designer de ambientes é fundamental. Além de pensar na ambientação, ele pode ajudar a otimizar o espaço e deixa-lo mais funcional para você e seus funcionários.

DESIGNER DE PRODUTO – Se o seu negócio trabalha com produtos, o designer de produto é uma peça-chave. Esse profissional é especializado em estudar e apontar os melhores materiais, formatos e soluções para tornar sua ideia algo que será desejado pelo seu público-alvo. Esse trabalho vai além de tornar a peça mais atraente. O designer de produto pode ajudar a selecionar materiais mais sustentáveis e econômicos, o que pode se tornar uma grande redução nos custos.

Agora que você conhece os principais profissionais de design, é só alinhar suas habilidades às necessidades do seu negócio.

fonte: Sebrae Minas Design

NOTA IFD: Podemos contribuir de forma positiva com empresa levando ao seu público algo mais profissional, moderno, de acordo com as tendências e exigências do mercado. Entre em contato conosco, estamos à disposição.

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *