Design Industrial: Metodologia de Ecodesign para o Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis






autor: Elizabeth Regina Platcheck
editora: Editora Atlas

Sinopse:

O objetivo deste livro é apresentar suporte ao processo criativo através de uma Metodologia de EcoDesign para Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, do ponto de vista do Desenho Industrial, da Ergonomia e da Sustentabilidade. Isso significa não só desenvolver produtos sob o aspecto visual e estético, mas, antes de tudo, levar em consideração as questões que envolvem a Ergonomia e a Ecologia, seja em relação ao usuário final ou à fabricação, montagem/desmontagem, manutenção etc. até o final da vida útil do produto.

Esperar pelo fim do projeto para pensar no ambiente e recorrer exclusivamente às tecnologias de fim de linha, em detrimento ou na ignorância das vantagens da prevenção e dos instrumentos de gestão que lhes estão associados, tende a tornar-se uma solução do passado. A melhoria da eficiência ecológica dos produtos, benefícios de menor carga de poluição ambiental, tornar-se-á cada vez mais um parâmetro dinâmico da competitividade empresarial.

A metodologia exposta é composta de quatro fases onde são inseridas as variáveis do EcoDesign e do Desenvolvimento Sustentável ¿ 5Rs (repensar, retornar, reduzir, reusar e reciclar), desde a definição de problemas e metas, os 5W1H, passando pelo estado da arte, pela projetação e finalizando com validação da solução final. Também é exposto um estudo de caso da aplicação desta metodologia.

Livro destinado a estudantes e profissionais nas áreas do Design do Produto, Engenharia do Produto e Produção, Arquitetura e demais áreas envolvidas no Desenvolvimento de Produtos Industriais. Leitura complementar para as disciplinas Metodologia do Projeto e Design do Produto dos cursos de Design e Engenharia.

veja mais detalhes sobre o livro

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *