Infográfico: A psicologia das cores nos negócios

O que as cores da marca de uma empresa querem dizer para seus clientes?

  1. Infográfico: A psicologia das cores nos negócios




O infográfico de hoje, criado pela equipe do Masters in Psychology Guide, é sobre a psicologia da cor nos negócios. Uma análise das cores usadas por grandes startups de tecnologia, bem como por marcas de consumo de destaque em sua publicidade.

Cores Unicórnios

Fora das maiores 50 unicórnios, startups de tecnologia que alcançaram valorizações de US $ 1 bilhão ou mais, a cor primária mais comum da marca é a preta ou cinza. Um total de 38% das empresas, incluindo fiéis como Uber, Vice, e WeWork, contam com esses tons para a sua aparência.

Azul é conhecida como uma cor forte do negócio, e não é nenhuma surpresa que 20% das 50 melhores unicórnios concentram no azul como a principal cor da marca. Dropbox e SpaceX estão entre as empresas que seguiram o “Grande Azul” da IBM.

A extremidade vermelha do espectro faz parte de 16% das empresas (incluindo Pinterest e Airbnb), 12% amarelo (incluindo Snapchat), e verde em apenas 6%. A paleta verde foi a menos utilizada como cor primária pelas start-ups unicórnios, como Spotify, uma rara exceção.

A Psicologia das Cores Na Marca e na Publicidade

Não são apenas as startups de tecnologia que usam as cores para diferencias suas marcas. Empresas, incluindo algumas das marcas de consumo mais conhecidas, costumam focar em suas cores em anúncios e toda sua comunicação por anos.

O vermelho é uma cor que supostamente estimula o apetite. Isso pode explicar porque os restaurantes fast-food como McDonald, KFC, Pizza Hut, Wendy, e Popeye usam o vermelho como cor principal em sua comunicação.

O preto remete a sensação de sofisticação. Algumas das maiores marcas de luxo do mundo usam o preto como cor primária da marca, incluindo Chanel, Michael Kors, Prada, Dior, ou Giorgio Armani.

Azul é vista como produtiva, mas não agressiva. Tem sido a cor da escolha para grandes marcas corporativas como IBM, AT&T, e Forbes.

Por último, o verde, um símbolo de fertilidade, e rosa é escolhido para remeter a uma sensação feminino.

autor: Jeff Desjardins
fonte: Visual Capitalist
tradução livre: Iris Freitas Duarte

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