Formatos e aproveitamento de papel na produção gráfica

Quando procuramos uma gráfica para imprimir algum material, sempre nos são oferecidos formatos padrão de impressos, como cartões de visita 5 X 9 cm, panfletos nos tamanhos 10X15 cm, 15 x21 cm e assim por diante. Mas o que muita gente não sabe é que estas medidas, são apresentadas ao cliente para que se possa ter um aproveitamento do papel por parte das gráficas, tendo em vista que elas compram o papel em um tamanho grande que depois é cortado com base nas suas necessidades e dos pedidos dos seus clientes.

Esta prática além de reduzir os custos da impressão e por conseqüência reduzir o custo final para o cliente ainda evita desperdícios de papel e diminui a quantidade de (lixo) o que é sempre bom para o meio-ambiente.

Estar por dentro das medidas e padrões dos papéis é muito importante para quem pretende desenvolver qualquer material gráfico, seja este um simples panfleto, folder ou até mesmo uma revista ou jornal.

Todos os papéis comercializados tanto para gráficas como para uso de papelarias e para copiadoras são padronizados o que facilita o trabalho tanto de profissionais como do consumidor final.

Formatos de papéis para papelarias e uso doméstico

Os papéis comercializados por papelarias e utilizados em impressoras domésticas e profissionais seguem o padrão internacional ISO 216, suas medidas são definidas em valores absolutos. Veja na imagem abaixo um exemplo dos formatos mais comuns de papel para uso doméstico e de papelarias.

clique para ampliar

Posted in:

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *