Folders e dobras, como fazer?

  1. Fold | Folder




O folder é sem dúvida umas das ferramentas de divulgação mais utilizadas no mercado promocional.
Do produto mais simples ao mais sofisticado, quase sempre haverá um folder enumerando suas vantagens.
Outros preferem usar o folder como informativo para divulgar um evento ou notícia.

O fato é que essa ferramenta faz parte do nosso dia-a-dia.

Por mais simples que possa parecer, um folder também requer alguns cuidados não só no que se refere à qualidade de impressão e cores.

Vamos falar do acabamento, especificamente da dobra do material.

Não são poucos os casos de folders que recebemos mal compensados e dimensionados. Impressos que no momento da dobra não fecham direito, ficam “encavalados” e em alguns casos totalmente diferentes do que o cliente espera. Tudo porque não se tomou o cuidado de compensar e dimensionar corretamente as faces (páginas) do material.

Como compensar as páginas de um folder?

Vamos tomar como exemplo um folder básico, formato A4, com duas dobras estilo charuto (ou rocambole – a nomenclatura varia de acordo com a região).

Geralmente as pessoas tomam por base dividir o comprimento do folder (297mm) por 3: sendo assim temos 297/3=99mm (Fig1). Porém nesse caso teremos 3 faces iguais com 99mm e a face que vai por dentro irá ficar forçando as demais páginas pois ela tem o mesmo tamanho. O conceito é simples: para colocar X dentro de Y, X precisa ser menor que Y.

Folder 2 dobras - 3 Faces | ERRADO

Um folder feito dessa forma irá fatalmente ficar encoanoado ou “armado” (Fig2).

Folder 2 dobras - 3 Faces  | ERRADO

Então o correto é fazermos duas faces com 100mm e uma terceira com 97mm (esta última irá por dentro das demais). Veja o exemplo abaixo:

Folder 2 dobras - 3 Faces  | CORRETO

Você viu que em um folder com 2 dobras pode ocorrer esse tipo de problema. Imagine agora um folder com 4 dobras (10 páginas).

Se um folder desse tipo não for compensado todo o trabalho será inviabilizado pois são muitas páginas para colocar uma dentro da outra. O volume fará com que os vincos fiquem fora do lugar e toda a aparência do material será alterada. Em alguns casos isso é pouco perceptível, mas em outros compromete totalmente a estética do folder. Para fazer um trabalho desse tipo, siga o exemplo abaixo:

Folder 4 dobras - 5 Faces

Fique atento! Na figura acima cada face é 2mm menor que a face que fica por fora. Somente a capa e a contra-capa têm formato igual (uma lâmina interna nunca deverá ser igual ou maior que a capa)

Quando não é preciso compensar um folder?

O único caso em que não é preciso compensar as páginas de um folder é se a dobra for ZIG-ZAG ou SANFONA. Nesses tipos de acabamento todas as faces têm obrigatoriamente que ser iguais. Qualquer compensação irá estragar o material. Isso porque nesses modelos de folder não existe uma lâmina “dentro da outra”… todas ficam lado-a-lado. Veja a imagem abaixo:

Dobra Sanfona ou Zing-Zag

Modelos de dobra mais usados

Abaixo temos alguns dos modelos de dobras mais comuns.

Modelos de folder com dobra mais usados

fonte: Impressul

Qualquer dúvida que você tenha sobre as dobras, facas, recortes, itens referentes a área a produção gráfica – mesmo você sendo um designer, publicitário, enfim, o responsável pelo projeto gráfico de qualquer material impresso, deixe a vergonha de lado e entre em contato com a gráfica que será responsável pela impressão do seu trabalho. A maioria dos problemas entre os responsáveis de um projeto gráfico que será impresso e a gráfica é a pura falta de comunicação. #ficadica

Postado em:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *