Dicionário de design: conceitos básicos

Briefing, layout, ergonomia e brainstorming: estes termos podem ser estranhos para muitas pessoas, inclusive para profissionais de design. Muitas vezes ouvimos essas expressões e sequer sabemos o significado. Há ainda quem trabalhe em áreas específicas de design e, por desuso, acaba se esquecendo de muitos desses termos. Aí é preciso um Dicionário de design.

Com uma renovação constante de vocabulário – o que se deve, também, à evolução de técnicas e práticas do design- um documento que englobe alguns dos principais vocábulos usados por profissionais é uma necessidade cada vez mais gritante.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns dos principais termos do universo do design para que, sempre que precisar, você possa dar uma olhada em seus significados. Vamos conferir?

Dicionário de design: conceitos básicos

Análise gráfica: processo onde se examina o conjunto que compõem uma peça gráfica.

Arte final: projeto de design já finalizado, pronto para entrar na fase de produção gráfica e impressão.

Benchmarking: processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

Boneco: esboço primário de uma publicação (jornal, revista, livro, etc). Apresenta a disposição das páginas e elementos, servindo depois para orientar a montagem da edição.

Brainstorming: dinâmica feita em grupo para desenvolvimento de projetos. Troca e anotação de ideias sem censura para posterior análise.

Branding: conjunto de medidas e estratégias que visam a consolidar e fortalecer determinada marca no mercado.

Briefing: documento contendo informações primordiais sobre um produto. Instruções preliminares, básicas e resumidas sobre uma peça gráfica.

Caixa alta: letras maiúsculas

Caixa baixa: letras minúsculas

Campo Visual: área alcançada pela visão, normalmente do consumidor

CMYK: abreviatura (do inglês) do sistema de cores formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto

Colunagem: disposição das colunas em uma página de diagramação

Comunicação Visual: área do conhecimento destinada ao estudo e aplicação de técnicas que busquem maior eficácia na transmissão visual de mensagens, sejam elas verbais ou não-verbais

Criação: conceito que aborda a fase inicial de um projeto de design, sua elaboração e execução

Design Minimalista: vertente do design que prega pela maior simplicidade possível para passar a mensagem

Diagramação: trata-se da disposição dos elementos que integram um projeto gráfico, buscando sempre funcionalidade e harmonia.

Ergonomia: Estudo do relacionamento do homem com seu ambiente de trabalho e os objetos que utiliza para executá-lo. Pensado para proporcionar conforto, segurança e eficácia de um produto para seu consumidor.

Feedback: Informação que leva uma pessoa ou empresa a tomar consciência de que seus esforços em alcançar determinados objetivos atingirão o alvo ou precisam ser melhorados.

Gramatura: indicador da espessura do papel.

Identidade visual (IV): conjunto de elementos gráficos que representa visualmente um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, uma instituição ou um serviço.

Layout: desenho que permite visualizar o projeto, destacando a disposição e características dos elementos que o compõe.

Logotipo: representação gráfica de palavras ou grupo de letras que identifica uma empresa ou produto. Símbolo de uma marca.

Paicas: medida tipográfica equivalente a 12 pontos e correspondente a um sexto da polegada (aprox. 4,218 mm)

Paleta de cores: tabela contendo diversas combinações de tonalidades de cores de tintas utilizadas por um designer. Pode designar também as provas de um conjunto de cores específico que demonstra, para orientação do impressor, o exato tom e a ordem em que elas devem ser impressas.

RGB: sistema de cores aditivas formado por Vermelho, Verde e Azul

Sangria: termo técnico usado para objetos ou elementos que ultrapassem o limite físico de seu documento (uma página, por exemplo).

Tipografia: referente ao formato e características de letras, algarismos e outros caracteres do alfabeto.

Deixamos de fora do Dicionário de design algum termo que você considera importante? Compartilhe-o com a gente nos comentários abaixo!

fonte: Printi Blog

Posted in:

2 Comentários

  1. Mesmo básico, faltou:
    Pantone; Lab; Duotone; Vetor; Raster; Serifa, Sans, Script, Dingbats; Rafe; Prova; PDF, EPS, TIFF, JPG, PNG; DPI, LPI, PPI; Corte; Faca; A3, A4, A5; Offset; Dye; Laser; Adobe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *