DESIGN INNOVATION : Revolução nos Negócios e na Escola

Uma nova profissão está surgindo no mundo, a que une o design com os negócios, e cria uma nova abordagem em relação à gestão da inovação nas empresas.

Este conceito teve seu grande anúncio no Fórum Econômico Mundial 2006 (Davos). Sob o tema central, O Imperativo Criativo, onde nada menos do que 22 sessões foram apresentadas sob a égide Criatividade, Inovação & Estratégias de Design. O que não deixa mais duvidas de que a inovação e o design chegaram ao topo das preocupações empresariais.

A pergunta que cabe fazer é: por que a inovação e o design chegaram tão alto nesse Fórum, que agrupa as maiores lideranças empresariais e a vanguarda do pensamento mundial? Duas respostas, pelo menos, foram dadas no evento: a primeira é que os modelos atuais de gestão, baseados em sistemas de análise/controles e melhorias contínuas, se esgotaram, afirmaram os CEO´s presentes no fórum.

As empresas não encontram mais respostas para seus problemas de crescimento lucrativo, apenas nas técnicas de Planejamento Estratégico, ou outros sistemas orientados para a rentabilidade e qualidade em si.

A segunda é a crença crescente, de que o Pensamento de Design é o novo modelo de gestão capaz de enfrentar os desafios e a complexidade do mundo atual, não só no âmbito dos negócios, como também nos temas públicos, como a saúde, habitação, educação, lazer e tantos outros problemas de ordem social.

Quais as implicações desta constatação? Primeiro, a nível gerencial e organizacional, a gestão da inovação e design deverá assumir um papel mais relevante na gestão, tanto a nível hierárquico, como funcional. A visão que o design oferece, em todo o processo de inovação, desde descobrir o que os consumidores não sabem ainda que desejam, a criação dos novos produtos e serviços, bem como a viabilização da implementação dos projetos, começa a ser imprescindível como estratégia.

Segundo, no ensino e formação profissional. O Executivo deverá aprender gestão de design, como o designer deverá aprender gestão de negócios. Deverá ser investido cada vez mais no desenvolvimento das Estratégias & Pensamento de Design, revisando os currículos das escolas, para enfatizar mais CRIAÇÃO e menos ADMINISTRAÇÃO, e ensinar às pessoas os fundamentos da gestão do design e da inovação.

O design está evoluindo para um novo campo – design innovation – o design das experiências do consumidor: informação, interação, produtos, ambientes e serviços que requerem cada vez mais inovação. O conceito da experiência da marca é que abriu as portas para este novo pensamento de design. As experiências do consumidor em relação à marca vão além dos produtos e serviços que a empresa oferece.

Ela mora no coração das percepções do consumidor, experiências positivas, sensações e emoções, baseados em sua interação com as marcas. Assim, a experiência da marca se tornou um todo, by design, incluindo todo e qualquer ponto de contato com o consumidor. O design predomina porque é através dele que se cria e materializa a maioria das experiências.

O paradigma da gestão global está mudando do lado esquerdo do cérebro (racional), para o direito (criativo), e o novo mantra da administração é a inovação através do creative-design thinking. Ele está substituindo o velho business-value proposition da melhoria contínua, conforme afirma Bruce Naussbaun, editor de design da BusinessWeek.

As empresas de ponta estão se tornando o que se chama design-centric companies. A Procter & Gamble / Gillette, a maior empresa de produtos de consumo do mundo, criou a função de Vice-Presidência de Inovação e Design, onde os resultados já começaram a aparecer na lucratividade, incremento de 40% em 2005 e 37% em 2006.

A Apple é a grande estrela atual desta nova abordagem. Outras empresas como a Samsung, Nokia, IKEA, Amazon, BMW, Johnson&Johnson já adotaram esta nova visão. No Brasil, a Natura, Brastemp, Nestlé, O Boticario, Gradiente e Embraer são algumas das empresas que estão colocando o design nesse nível. Não há duvidas que o design está chegando ao topo, e cada vez mais empresas seguirão esses líderes.

autor: Lincoln Seragini
fonte: Allshop

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