Como escolher o melhor papel para o cartão de visita

O cartão de visita de uma empresa ou de um profissional pode parecer um item simples e sem muita importância, mas este pensamento é um grande equívoco.

O cartão de visita é uma extensão do seu negócio!

Um simples pedaço de papel que tem o objetivo de chamar a atenção de seus clientes, passar uma imagem positiva de sua empresa, além de gerar credibilidade e servir como um meio para que as pessoas possam entrar em contato com você.

Muitos empreendedores tentam economizar investindo a menor quantia possível em seus cartões de visita, o que resulta em cartões de péssima qualidade e que acabam sendo descartados rapidamente.

Para se obter um cartão de visita de qualidade, que transmita confiança aos seus clientes e mostre o valor de sua empresa, não é necessário fazer um investimento gigante, mas é preciso fazer a escolha correta dos materiais utilizados na confecção do cartão, e é claro, escolher uma gráfica de confiança.

Tipos de papel utilizados para fazer cartão de visita

Existe uma grande variação de papeis e acabamentos que compõe a confecção de um cartão de visita.

O que irá determinar qual é o mais adequado para que você obtenha o melhor de cartão de visita para o seu negócio é, primeiramente, a natureza do material que você quer produzir.

Há quem imprima o seu cartão de visita até mesmo em papel sulfite, mas como dissemos acima, se você chegar em uma reunião de negócios ou estiver tendo o primeiro contato com um novo cliente, e entregar um cartão de visita impresso em um papel tão fino, certamente não irá passar uma imagem profissional.

Portanto, normalmente os cartões de visita de qualidade são impressos nos seguintes modelos de papel:

Couché Fosco – Gramaturas 250g e 300g

Couché Brilho – Gramaturas 250g e 300g

Offset – Gramatura 240g

Reciclato – Gramatura 240g

Também é possível imprimir papel couché em 120g, 150g e 170g. O papel offset pode ser impresso entre 56g a 240g, e o papel reciclato entre 90g e 240g.

O que significa a gramatura do papel?

A gramatura representa o peso do papel em relação ao seu tamanho.

Normalmente, neste ramo nos referimos à gramatura como 250g ou 300g por exemplo, mas o correto seria 200g/m² ou 300g/m², ou seja, o seu peso por metro quadrado. Isso quer dizer que quanto mais pesado for o papel, mais expesso, mais grosso ele será, consequentemente terá mais qualidade.

Apesar de ser possível imprimir um cartão de visita usando gramaturas mais baixas, o aconselhável para se obter um resultado mais profissional é usar gramaturas acima de 200g.

Acabamentos de cartão de visita

Laminação Brilho

Normalmente, após o cartão ser impresso, pode passar por um processo de enobrecimento chamado laminação.

É neste processo que é dado o acabamento que visa aperfeiçoar a parte estética do cartão.

Logo após terminar de ser impresso, há uma máquina que irá aplicar uma espécie de camada plástica sobre o cartão, dando um efeito semelhante ao do verniz.

O efeito “verniz”, ou “laminação brilho”, pode ser aplicado sobre todo o cartão ou apenas em partes específicas, como no nome da empresa ou em alguma informação que você queira destacar.

Neste caso, chamamos de laminação localizada ou verniz localizado.

As áreas onde a laminação for aplicada terão um aspecto mais brilhante.

Apesar de valorizar o cartão, há uma questão inconveniente: as marcas de dedo.

Cartões que são inteiramente cobertos por laminação brilho tendem a deixar marcas de dedos, o que pode influenciar de forma negativa em sua aparência.

Portanto, se for utilizar laminação brilho, aconselhamos que seja localizada.

Laminação Fosca

A laminação fosca utiliza o mesmo processo para ser realizada, uma película plástica também será aplicada e prensada sobre o cartão de visita.

A diferença é que ela causa um efeito, como o próprio nome já diz, mais opaco e fosco, que passa uma impressão muito mais fina, elegante e profissional.

E o melhor: não deixa marcas de dedos!

Lembre-se sempre que quando se trata da identidade visual de sua empresa, a antiga expressão “menos é mais”, é praticamente uma regra.

Vale ressaltar que, além das questões estéticas, o processo de laminação também tem o intuito de preservar a qualidade e a durabilidade do cartão de visita por muito mais tempo.

Considerações Finais

Como foi dito anteriormente, o custo para se imprimir um cartão de visita de qualidade e que transmita credibilidade para o seu negócio, é relativamente baixo se comparado aos benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

Um cartão de visita sem qualidade e esteticamente desagradável, será descartado.

Mas um cartão de visita com a gramatura adequada e com um acabamento equilibrado, apenas para dar o toque de elegância necessário, certamente será guardado e valorizado.

autora: Fabiana Lima
fonte: Print

Nota IFD: O cartão de visita está ligado às primeiras impressões que seu contato terá sobre seu serviço – logotipo, identidade visual, um design diferenciado faz uma enorme diferença neste primeiro momento. Entre em contato conosco, podemos te ajudar a impactar seus clientes.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *