As 4 etapas da produção de um impresso

  1. Pré-Impressão




As 4 etapas da produção de um impresso

Detalhamento do Fluxo de Produção – Processo OFFSET

A produção de um impresso envolve, de forma geral, quatro grandes etapas, independente do processo gráfico utilizado.

01. Projetação

É a etapa que ocorre na empresa ou no escritório do designer. Termina ao se concluir os projetos que serão impressos. Até os anos 80, esses nossos projetos eram em papel e se chamavam arte finais, por isso muita gente ainda fale sobre “arte final”, sobre o projeto estar pronto para impressão. Atualmente, são os arquivos gerados em computadores. Observe que mesmo com novas tecnologias gráficas a terminologia empregada continua e continuará a mesma. E curioso notar que utilizamos hoje em dias os mesmos termos e palavras que eram usados no tempo de Gutemberg.

02. Pré-impressão

Em geral, é processada no birô de pré-impressão, ou na própria gráfica que irá imprimir. Sua principal tarefa é a produção dos fotolitos, que são uma espécie de plástico, como um filme transparente, feito de acetato. É utilizado para a produção das matrizes da maioria dos processos de impressão gráfica. Os fotolitos, porém, tendem a ser abandonados na medida em que estes processos de impressão ficam cada vez mais modernos. Isto significa que a etapa da pré-impressão tende a ser gradativamente eliminada. De qualquer forma, ela inclui também a digitalização e a edição de imagens em alta resolução, dependendo da complexidade do projeto.

03. Impressão

Inicia-se na produção da matriz (forma), em geral na própria gráfica onde se fará a impressão do projeto, no setor geralmente denominado Fotomecânica. Hoje, grande parte das máquinas impressoras, por conta da tecnologia e modernidade, realiza automaticamente a dobradura, que é uma etapa simples e freqüente de acabamento.

04. Acabamento

Dependendo da complexidade do acabamento e do porte da gráfica, esta etapa pode ou não ser realizada por outros fornecedores que não sejam a própria gráfica onde o impresso está sendo produzido. Inclui tudo aquilo que é posterior à impressão e anterior ao material estar totalmente finalizado: cortes, refile, aplicação de vernizes, etc.

Os quadros ao lado mostram um detalhamento maior dessas etapas, com os diversos passos até a conclusão do produto final. Ele toma como referência o offset, mas de forma geral adequa-se aos demais processos mais utilizados.

autor: André Vilas-Boas
fonte: trecho do livro “Produção Gráfica para Designers” – pág 17 e 18.
 
 
 

NOTA IFD: Se você precisa dos serviços de desenvolvimento do projeto gráfico dos materiais de divulgação de sua empresa, entre em contato conosco.

Postado em:

2 Comentários

  1. Vocês tem que mudar essa numeração ela pula de 1 para 3, fora isso o conteúdo é excelente, sucinto e bem direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *