A tipografia do rótulo da garrafa de Jack Daniel’s

  1. A tipografia do rótulo da garrafa de Jack Daniel’s




Para distrair a mente por alguns minutos acabei por parar em um post muito interessante para quem gosta de “letras desenhadas”: 50 Beautiful Examples of Vintage and Retro Typography. Vale a pena ver os exemplos de tipografia retrô aplicada em marcas atuais.

Um dos exemplos mais conhecidos é o rótulo do bom e velho Jack Daniel’s, o whiskey norte-americano que se tornou marca global até na Escócia. A simples visão da garrafa já desperta o imaginário, depois de tanta mídia espontânea protagonizada por astros da guitarra.

Fiquei sabendo que o rótulo e a garrafa passaram por uma reforma suave e muito bem feita em 2011, como se pode ver nestes dois links, aqui e aqui.

O rótulo original já passou por alterações, sempre com ajustes sutis para transmitir evolução e reforçar a clareza na mensagem, o statement, que tem a ver com estilo e força.

Veja a evolução dos rótulos, do anos 50 até hoje:

Evolução - Ró

A tipografia sugere tradição e elaboração meticulosa. A embalagem deixa o destaque da cor para o líquido. Hoje há mais preto do que antes no rótulo. O mais recente mantém as filigranas e equilibra o preto e branco com toques de prata.

Rótulo Anterior - Jack Daniel's

Atualmente é assim, desde 2011:

Rótulo Atual - Jack Daniel's

As mexidas foram na forma da garrafa também – repare nos cantos, supostamente para uma silhueta mais proeminente e masculina, mantendo a forma tradicional ao mesmo tempo.

Silhueta Garrafa - Jack Daniel's

autor: Vicente Tardin
fonte: Webinsider

Postado em:

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *