Pesquisar
Close this search box.

A tipografia do rótulo da garrafa de Jack Daniel’s

Para distrair a mente por alguns minutos acabei por parar em um post muito interessante para quem gosta de “letras desenhadas”: 50 Beautiful Examples of Vintage and Retro Typography. Vale a pena ver os exemplos de tipografia retrô aplicada em marcas atuais.

Um dos exemplos mais conhecidos é o rótulo do bom e velho Jack Daniel’s, o whiskey norte-americano que se tornou marca global até na Escócia. A simples visão da garrafa já desperta o imaginário, depois de tanta mídia espontânea protagonizada por astros da guitarra.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Fiquei sabendo que o rótulo e a garrafa passaram por uma reforma suave e muito bem feita em 2011, como se pode ver nestes dois links, aqui e aqui.

O rótulo original já passou por alterações, sempre com ajustes sutis para transmitir evolução e reforçar a clareza na mensagem, o statement, que tem a ver com estilo e força.

Veja a evolução dos rótulos, do anos 50 até hoje:

Evolução - Ró

A tipografia sugere tradição e elaboração meticulosa. A embalagem deixa o destaque da cor para o líquido. Hoje há mais preto do que antes no rótulo. O mais recente mantém as filigranas e equilibra o preto e branco com toques de prata.

Rótulo Anterior - Jack Daniel's

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Atualmente é assim, desde 2011:

Rótulo Atual - Jack Daniel's

As mexidas foram na forma da garrafa também – repare nos cantos, supostamente para uma silhueta mais proeminente e masculina, mantendo a forma tradicional ao mesmo tempo.

Silhueta Garrafa - Jack Daniel's

autor: Vicente Tardin
fonte: Webinsider

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Uma resposta

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  2. Legal, uma marca que se mantém viva e jovem sem precisar mudar sua personalidade. Sem falar que o sabor continua animal (só manchada por equele lixo de mel!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *