A Folha que Sobrou do Caderno

O documentário tem por objetivo fomentar o ambiente colaborativo visando a melhoria da situação dos cursos de design brasileiros. Para isso foram realizadas entrevistas com professores e estudantes em alguns estados brasileiros, incluindo pioneiros da área no Brasil. A estréia do trabalho foi durante o 18o Encontro Nacional dos Estudantes de Design, realizado em Manaus-AM entre os dias 01 e 07 de junho de 2008 e depois houveram exibições e discussões acerca do mesmo em diversos eventos e nas mais diversas universidades pelo Brasil.

*Todos os anos uma leva de designers se forma nos quatro cantos do Brasil e uma pergunta inquietante não quer calar: estarão esses futuros profissionais sendo preparados para enfrentar as múltiplas realidades do nosso país?

Existiria uma estrutura de curso ideal para formar os profissionais de design adequados à nossa realidade? A quem interessa manter um formato de ensino ultrapassado e ineficiente? Você já parou para pensar em seu papel diante disso tudo?

“A Folha que sobrou do caderno” é um instigante documentário resultante de uma inquietação pessoal em congruência com uma preocupação coletiva: precisamos discutir e reformar o ensino de design no Brasil. São colocadas opiniões sobre modelos ideais de cursos e o papel que professores e estudantes desempenhariam nesses modelos, bem como discussão sobre formação tecnológica e teórica. A estrutura atual do ensino, questionamentos sobre pesquisa e atualização tanto por parte dos professores como dos estudantes também são abordados. A organização estudantil como transformadora da realidade e o Movimento Estudantil fornecem o fechamento das discussões.

Em “A Folha que sobrou do caderno”, História, depoimentos e atitudes são os principais ingredientes para alcançar a maior proposta do filme: PROVOCAR.

Veja mais em: boanaestudio.com.br/

Dica do vídeo feita pelo Mauro Rego no Facebook.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *