7 sinais de que você precisa redesenhar seu logotipo

  1. 7 sinais de que você precisa redesenhar seu logotipo




Garantir que seu logotipo continue relevante e atualizado ajuda a reter clientes, atrair novos e manter a coerência com o seu modelo de negócios. Porém, muitos empreendedores não sabem quando é a hora de mudar.

Em um vídeo bem explicativo, a ThinkDesign mostra os sete sinais certeiros de que seu logo precisa daquela repaginada:

1. Seu logotipo não representa o seu negócio

Normalmente, isso acontece quando um negócio evolui e diversifica a oferta de produtos a ponto de não ser mais reconhecido pelo que era antes. Um exemplo é a Logitech, que começou vendendo produtos e passou a ser uma marca de estilo de vida, o que exigiu uma mudança no seu logotipo.

2. Seu logotipo não comunica mais a visão e missão da marca

Quando uma empresa muda seu o foco, o negócio muda em termos de estratégia, marketing, oferta de produtos, assim como operações e muitas outras coisas. Toda essa mudança precisa de uma nova representação visual. Um exemplo é a gigante Orange, que ao ser comprada adotou o nome Salt e mudou completamente o logotipo.

3. Seu logotipo falha em atrair a atenção do público

Se sua marca passa uma imagem negativa ou falha em impactar o público-alvo, pode ter certeza que está na hora de mudar. Esse foi o caso da Awesome Merchandise.

4. Seu logotipo não se adapta

Sempre considere os canais de comunicação disponíveis e veja se seu logotipo se adapta a eles. Com a importância da responsividade, esse fator se tornou ainda mais crucial.

5. Seu logotipo é muito complexo

Atualmente, a Apple é referência em design, mas até ela levou um tempo para encontrar o logotipo ideal. Seu primeiro logo era extremamente complexo e pouco remetia a uma empresa de tecnologia. Considere simplificar para ter maior apelo com seu público.

6. Seu logotipo não conta a história da marca

Um logo criativo e bem desenhado é capaz de contar a história de sua marca com um mínimo de palavras – e o faz sem precisar de marketing institucional para justificá-lo.

7. Seu logotipo não representa a promessa da marca

Quando seu logo não se associa à promessa da sua marca, é difícil para os clientes reconhecerem sua marca. O logo do Starbucks, por exemplo, pode até contar uma história, mas não remete diretamente ao café. Por isso, a empresa teve que investir bastante na gestão de marca (branding) para compensar.

fonte: Design taxi
tradução: Redação Sebrae Minas Design

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *