7 dicas de design para criar apresentações de PowerPoint incríveis e eficientes

  1. 7 dicas de design para criar apresentações de PowerPoint incríveis e eficientes




Quantas vezes você já assistiu apresentações de PowerPoint com um design ruim que eram entediantes, desorganizadas e que não prendiam a atenção? Provavelmente, muitas.

Veja 7 dicas simples de design para criar uma apresentação profissional e com um visual incrível reunidas pelo pessoal da Shutterstock.

1. Use o layout a seu favor

A maioria dos idiomas ocidentais são lidos da esquerda para a direita, de cima para baixo. Conhecendo esta ordem natural de leitura, você pode direcionar os olhos das pessoas intencionalmente para algumas partes importantes que você deseja enfatizar. A utilização do layout é uma forma simples, porém eficiente, de controlar o fluxo e a hierarquia das informações.

Experimente estruturar seus slides assim:

E não assim:

img352

2. Não use frases inteiras

Os slides são anotações visuais simplificadas que capturam e reforçam as ideias principais, e não conceitos completos. Como palestrante, você deve fornecer a maior parte do conteúdo e das informações, ao invés de colocar tudo isso nos slides. Se o seu público estiver lendo sua apresentação em vez de ouvir você falar, sua comunicação passa a ser ineficiente.

Enxugue sua mensagem principal e use palavras-chave para transmiti-la — você nunca deve usar frases inteiras a menos que esteja inserindo uma citação de outra pessoa.

Use isso:

E evite isso:

3. Menos é mais

Um dos pecados capitais de apresentações ruins do PowerPoint é abarrotar um slide de detalhes e ideias, o que faz com que seja difícil para as pessoas reter as informações. Deixar muitos “espaços em branco” em um slide ajuda as pessoas a focarem em seus pontos principais.

Seguindo a diretriz de 6×6 (um máximo de 6 pontos por slide, e 6 palavras por ponto), você conseguirá deixar seu conteúdo conciso e com um visual limpo. Na verdade, algumas pessoas chegam até mesmo a dizer que você nunca deve ter mais de 6 palavras por slide! Fique de olho para não deixar “palavras órfãs”, ou seja, quando a última palavra de um ponto passa para a linha seguinte. Isso deixa o visual bagunçado, portanto, deixe tudo em uma única linha, ou adicione outra palavra à segunda linha.

Os slides nunca devem ter uma quantidade tão grande de informações:

4. Escolha cores básicas

Use cores claras e escuras simples. Texto excepcionalmente claro pode cansar a leitura, portanto use essas cores de forma moderada. Texto escuro em um fundo claro ou texto claro em um fundo escuro funcionam bem. Evite também usar gradientes, que podem dificultar a leitura do texto.

Se estiver apresentando em nome da sua marca, verifique quais são as diretrizes da empresa em relação à marca. As empresas quase sempre têm uma cor de marca principal e uma cor de marca secundária, e é uma boa ideia usá-las em sua apresentação para estar em conformidade com a identidade e o estilo da marca da sua empresa.

Evite combinações de cores como esta:

5. Fontes sem serifa

Tradicionalmente, fontes com serifa (Times New Roman, Garamond, Bookman) são melhores para páginas impressas, e fontes sem serifa (Helvetica, Tahoma, Verdana) são mais fáceis de ler em telas. Existem sempre escolhas seguras, mas se você quiser agregar um pouco mais de personalidade tipográfica, experimente dar uma olhada nas Fontes do Google. A coleção de código aberto é gratuita e você pode baixar fontes a partir de mais de 600 famílias de fontes. Tente usar apenas uma fonte ou, no máximo, duas. As fontes têm diferentes personalidades e impactos emocionais, portanto certifique-se de que sua fonte corresponda ao tom, finalidade e conteúdo da sua apresentação.

6. Opte apenas por fonte com 30 pt ou maior

Muitos especialistas concordam que o tamanho de fonte deve ser de, pelo menos, 30 pt. Isso não somente garante que o texto fique mais fácil de ler, mas também força você a incluir apenas os pontos mais importantes da sua mensagem e explicá-los de forma eficiente, pois o espaço fica limitado.

7. Evite usar vários estilos diferentes

Três das formas mais fáceis e mais eficientes de chamar a atenção para o texto são: negrito, itálico ou uma alteração de cor. Nossos olhos são naturalmente direcionados para coisas que se destacam, mas use com moderação. O uso de vários estilos diferentes pode fazer com que o slide pareça muito cheio e confuso.

Na próxima vez que você elaborar uma apresentação do PowerPoint, lembre-se de que a simplicidade é o segredo e que menos é mais. Adotando essas simples dicas de design, você vai fornecer uma mensagem clara e visualmente impactante para o seu público.

fonte: Blog Shutterstock

Postado em:

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *