20 perguntas para fazer a um cliente quando for desenhar um logo

O designer norte-americano Brian Hoff, da empresa de design The Design Cubicle mostra, de uma forma objetiva, como proceder da melhor forma para fazer uma criação de um logotipo.

Antes de começar um projeto, é essencial captar corretamente toda e qualquer informação que o cliente passe. Segundo o designer, são 20 perguntas que ajudam a entender melhor o cliente e suas expectativas, produzindo assim, um trabalho mais adequado ao cliente.

Abaixo, traduzimos a lista. O artigo original (em inglês) pode ser encontrado aqui.

Perguntas relacionadas à empresa:

1) Como você descreveria a sua empresa e/ou produtos?

2) Quais são os objetivos da usa empresa a longo prazo?

3) Porque vocês querem um logo novo? O que vocês esperam do novo logotipo? (esta última no caso de a empresa já ter um logo).
Esta questão ajuda a entender o problema.

4) Quem são seus principais concorrentes?
Clientes costumam dar informações importantes sobre o mercado e a concorrência.

5) Em que você é diferente dos seus concorrentes?

6) Qual é a faixa etária do seu público-alvo?
Este tipo de informação ajuda a ter uma impressão geral do trabalho.

Perguntas relacionadas ao projeto:

7) A empresa tem um lema? Se sim, você gostaria que ele fosse usado com o logo?

8 ) Você tem alguma imagem específica para o seu logo?

9) Você tem alguma preferência por cores, ou a marca já possui cores?

10) Há cores que você gostaria que não fossem utilizadas?

11) Que qualidades descrevem o seu logo de melhor forma?

12) Qual o sentimento ou mensagem você gostaria de passar com o seu logo?

13) Como você gostaria que seu logo fosse escrito?
Por exemplo, the design cubicle ou thedesigncubicle

14) Como você gostaria que fosse a tipografia?
Negrito, itálico, manuscrito, personalizado

15) Onde o seu logo será usado?
Internet, mídia impressa etc

16) Onde o seu logo será usado na maior parte do tempo?
Normalmente na internet, logos horizontais costumam ser melhores

17) Qual o prazo ou data limite para realização do trabalho?

18) Budget?
É sempre bom falar de valores antes de iniciar o trabalho

19) Você gostaria de adicionar algum serviço adicional à criação do seu logo?
exemplo: cartões de visitas, envelopes, papéis de carta etc

20) Quais logos lhe chamam a atenção e por quê?
Este item pode vir com exemplo visuais e links externos

O designer deixa também um espaço extra para que o cliente coloque informações e detalhes adicionais. Além disso, ele lembra que o designer gráfico é um solucionador de problemas e que fazer perguntas ao cliente pode ser um grande começo.

fonte: Blog da Revista Embalagem Marca

NOTA IFD: Gente só uma dica, mais um lembrete para os novatos, estas perguntas devem ser feitas num bate papo com o cliente, no meio da conversa PÁ surge a pergunta e ai você tirando as informações do cliente, além do mais muita pergunta acima o cliente nem vai saber responder de primeira e ai conta o seu jeito e conhecimento de conseguir arrancar a resposta do cliente.

PELO AMOR DE DEUS, não faça igual a sites tosqueiras e profissionais podres que deixam um questionário no site ou enviam perguntas pro cliente…isso está fora de cogitação ok!

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8 Comentários

  1. Muito bom o questionário, mas dizer que é tosqueira enviar perguntas pro cliente não concordo. Depende muito da situação, do momento e do tamanho da sua empresa. Se você for bater papo com um possível cliente ele pode tomar sua manhã toda, sua tarde toda e no final não fechar o serviço. Sem contar todo o custo de deslocamento pra encontrar com um cliente do outro lado da cidade. Com o questionário não, ele me passa tudo que eu quero saber de forma direta e conversamos somente sobre as possíveis dúvidas, e acredite, muitas das vezes nem acontecem. Mas parabéns pelo post.

    • “Sem contar todo o custo de deslocamento pra encontrar com um cliente do outro lado da cidade.” Estamos na era da internet, e chamadas de videos gratuitas, não se esqueça 😉

  2. De maneira nenhuma Sandro, designer até pela sua formação não tem conhecimento nenhum para detalhar nem levantar informações para definir e responder qual o publico alvo de uma empresa muito mesmo seu diferencial no segmento em que atua nem mesmo o que ele pretende/espera com a criação do logotipo quem tem este poder é o marqueteiro da empresa, este sim tem conhecimentos suficientes para levantar estas informações.

    O designer nao responde nada de inicio e sim coleta as informações e as traduz para que seu trabalho reflita as informações recolhidas no cliente, e o que o planejamento estrategico do marketing definiu para a empresa nos proximos anos.

    Empresa séria é assim, agora empresinha é o cliente mesmo que fornece as informações…designer definir publico alvo de empresa e o diferencial da empresa? de jeito nenhum! Designer falando ó sua empresa tem o publico alvo de 25-30 anos 70%masculino 20%feminino decisão de compra do seu produto é a mulher blablab NUNCAAAAA é ruim hein! muitoooooo ruim – rs – Designer vai la fazer pesquisa e estatistica para levantar isso – falow né… Pior deigner vai la e fala em um ano com a criação do logotipo pretendemos a renovação da marca e o crescimento de 10% nas vendas……..ai sim digo cada macaco no seu galho fazendo seu trabalho. E todos em prol do sucesso dele.

  3. O interessante é que o próprio cliente deve responder qual é o seu público alvo, o que sua empresa oferece de diferencial e qual o objetivo que ele espera com a criação de um logotipo.

    Em geral quem procura responder essas questões é o designer, o que eu acho errado.

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