12 elementos essenciais num website moderno

  1. 12 elementos essenciais num website moderno




O Web Design é uma área em constante evolução. Novos elementos e estilos surgem em seu caminho num piscar de olhos.

No entanto, a sua empresa poderá alcançar grandes resultados, se estes elementos forem incorporados cuidadosamente e estrategicamente. Se feito corretamente, você pode envolver sua audiência com grandes histórias.

Caso ainda não tenha pensado em algum deles, na hora de fazer o orçamento para o desenvolvimento do seu site, está na hora de fazê-lo. Deixe seus cartões de visita de lado, e veja o layout do seu site atualmente (caso o tenha). Está tudo perfeito? Será que algumas alterações não trariam mais resultados? O site corresponde realmente ao que você faz e sua empresa?

Enquanto alguns elementos se concentram unicamente no conteúdo, os outros visam melhorar a experiência do usuário (UX) em geral no site. Com tantas opções a fazer e para escolher, é uma tarefa praticamente hercúlea a se considerar e quais ignorar. Para te ajudar criamos uma lista com 12 elementos essenciais para aumentar o desempenho do seu site.

1) Vídeo de fundo (full-width video background)

O full-width video background, funciona para pequenas e grandes empresas. É uma maneira perfeita para mostrar sua organização, sua equipe e o que ela envolve logo na página inicial do seu site. No entanto, tem que ser bem cauteloso. Isso pode ser uma distração para o usuário se não for feito corretamente. A chave é criar um movimento suave de imagens.

2) Velocidade e desempenho

Econsultancy em pesquisa estimou que 47% das pessoas esperam que uma página na internet seja carregada em 2 segundos ou menos.

Velocidade e desempenho tornaram-se sinônimo de qualidade, especialmente após as recentes atualizações do Google. Estes dois elementos não podem ser mais ignorados nos próximos anos. Enquanto a maioria faz questão de voltar seus esforços nos gráficos, o desempenho e a velocidade do seu site não podem ser ignorado. Assim, certifique-se, não importa o quão é atraente gráficos, imagens e vídeos que você usa em seu site – a velocidade não deve ser comprometida em qualquer ponto.

3) Scrolling

Esta é uma era de rolagem infinita. Mas o controle real está em suas mãos. Controlar a velocidade do deslocamento e a animação que se desenrola durante a rolagem da página. O suspense do que virá logo a seguir deve ser mantido, mas manter um bom equilíbrio é a chave para que a experiência durante esta rolagem. O suspense do que virá logo a seguir deve ser mantido mas não deve ser demorado tornando algo chato para o usuário, ao mesmo tempo o mistério do que virá não deve ser revelado de forma rápida pois ele logo perderá o interesse.

4) Micro-interações são na verdade grandes

Na maioria das vezes, você nem sequer percebe que você micro-interagiu com uma interface ou dispositivo. Você notou que acordou e desligou o alarme do relógio? Bem, esta é uma espécie de micro-interação. E você gostou do que selfie no Facebook? Esta é novamente uma micro-interação. E esta micro-interação éestá muito presente em dispositivos e aplicativos que estão em uso.

Não se jogue inteiramente nestas micro-interações. Você tem que mantê-las invisíveis. Certifique-se de que a interação é mais humana e menos robótico, tanto que as pessoas nem percebem que o fizeram. Micro-interações são uma parte importante de qualquer projeto de design digital. Não haveria quase nenhum aplicativo ou site que não envolvem a interação de seres humanos – seja uma atualização de status ou um resultado rápido de uma ação.

Isso, em geral faz a seu projeto muito mais intuitivo, adaptável e melhor em sua usabilidade. Você da mais um passo no processo de desenvolvimento do design quando se concentra mais no ser humano, e isso é algo que agrada os usuários.

5) Projetos responsivo e adaptativo

Sem dúvida alguma, o design responsivo faria parte desta lista. Como por skillcrush. Segundo o relatório da empresa de pesquisas EConsultancy, 62% das empresas que tinham sites móveis testemunhou um aumento significativo nas vendas. Isso é a melhor prova que este elemento é primordial em seu projeto. Se você não tem ainda um website responsivo com toda certeza o usuário vai pular para outro site sem pensar duas vezes. Ter um design responsivo ou adaptável a qualquer tamanho de tela hoje é essencial.

Para chegar a isso:

• Ao invés de valores fixos nas dimensões das imagens, use porcentagem para defini-las
• Use RESS (Responsive Design + Server Side Components)
• Esteja ciente de que o uso de muito componentes em JavaScript não irá funcionar em dispositivos menores

Mas responsivo não é apenas sobre isso. Há outras maneiras para garantir que seu site seja processado perfeitamente, não importa o dispositivo é utilizado. E falando francamente, os clientes não se incomodam mesmo sobre o que está acontecendo no backend, até enquanto recebem por aquilo que esperam. O web design adaptativo é outro fator que você poderia pensar. Ele faz uso de vários componentes que adaptam o site para o tamanho do dispositivo que usuário usa naquele momento do acesso.

6) Faça o uso me animações sabiamente

O design é tudo sobre contar histórias. E você se tornar um contador de histórias melhor se animações são empregados. Isso torna a experiência geral muito mais divertido e interativo. Tão bela a experiência que faz, furando a animação em qualquer lugar sem sentido pode destruir a experiência do usuário para o mesmo nível.

– Carregando animações

Nada é mais chato do que uma página de carregamento com fundo branco. Animações tendem a entreter os usuários e mantê-los ligados ao seu site. Afinações na parte do carregamento pode adicionar algum bônus ao seu design.
Mas, não abuse mantenha-os simples e correspondente a personalidade do seu site. Uma animação usada na parte do carregamento do site deve estar em total sintonia com ele.

– Animação hover

O usuário passa o mouse sobre o conteúdo e a animação em foco surpreende o usuário, trazendo-lhe os detalhes escondidos. É um feedback visual instantâneo para a ação de interação do usuário com o site.

– Menus de navegação sem rolagem imediata

Isso vai salvar o espaço da tela e proporcionar uma aparência estética mais limpa ao site. A rolagem só será acionada quando um botão específico for clicado.

– Animação de movimento

Bem, isso pode servir como uma bela cartada num jogo. Se o seu caso é de um site de comércio eletrônico, você pode fazer uso desta técnica efetiva ao indicar seu produto a partir de vários ângulos – ascendente e descendente, esquerda e direita. O movimento sem dúvida, chama a atenção do usuário mais do que qualquer coisa. Isso ajuda você a ganhar o interesse de seus usuários – e isto é o que você quer, certo?

7) Web Fonts

Tipografia está com tudo e o gosto por fontes diferente se torna a cada dia mais popular, Google Fonts, Typekit e outros já inundaram a internet. As novas fontes são mais simples, claras e nítidas, a cada dia a substituição das lendárias Arial, Georgia, Verdana entre outras vem acontecendo. Fontes da web têm um impacto directo sobre a aparência de um site e, assim, o cuidado para a seleção das fontes para compor o visual do seu site merece atenção.

8) Conteúdo híbrido

A indústria de design evoluiu como qualquer coisa. Mais e mais empresas online estão se concentrando no conceito que faz uso da mistura de ambos: design e conteúdo. O conteúdo que possa ser convertido em vários formatos. Sites como o Slideshare e Piktographics são exemplos de site que podem converter seu conteúdo em forma de slides. Não é apenas isso, mas temos também o Storytelling que já ganhou bastante força nos últimos anos e agora é estratégia principal de muitas agências de marketing digital.

9) Transmissões de vídeo ao vivo

Uma coisa que tem experimentado maior crescimento significativo é o design da página de destino. E a tendência mais recente é a adição de previews de produtos ao vivo em páginas de destino. O vídeo mostra o passeio virtual de todo o produto.

10) Atenção redobrada ao UX

A experiência do usuário continua sendo um centro indiscutível de atração para todos. Há 5 anos atrás, UX era pouco popular. Mas agora, você pode facilmente fazer a combinação de design de interface UI e UX trabalhar como qualquer coisa, com o resultado final sendo uma experiência de usuário fantástica.

11) Layouts Cards

São sites com layout estilo Pinterest e desde então começaram a ficar muito popular. Hoje em dia existem dezenas de códigos que facilitam o desenvolvimento deste tipo de layout. Já é notório que estes sites além de uma boa aceitação tem alto número de acessos. Logicamente o conteúdo do site tem que ser bem analisado para saber se este tipo de layout a ele e a proposta da empresa do site.

12) Imagens de produtos extra-grandes

Você tem alguma ou algumas características que são únicas em seu produto. Por que não destacá-los bem de perto? Esta é uma estratégia simples que vários sites de B2B estão adotando. Isso chama imediatamente a atenção do visitante, ajudando-o a ter uma compreensão mais sólida do produto através de imagens.

Além destes há muito mais elementos conhecidos, mas você não precisa segui-los cegamente. Tenha cuidado e escolha a pessoa certa para adequá-las ao seu negócio.

autor: Sandeep Sharma
fonte: TISINDIA Blog
tradução: Iris Freitas Duarte

NOTA IFD: É importante que seu website seja profissional e sempre atualizado. Podemos te ajudar nisso, a IFD Comunicação faz com que a apresentação da sua empresa na internet seja tão relevante quanto fora dela. Entre em contato conosco, clique aqui.

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *