IFDBlog Responde

André Alves escreveu:
Olá,

Sou acadêmico da Estácio de Sá – SC e tenho um maravilhoso trabalho, no qual preciso fazer uma entrevista com alguém \”entendido\” do departamento de criação.

Então, como eu acompanho sempre o blog que é sensacional, eu queria pedir, humildemente, uma entrevista rápida que são apenas estas cinco perguntas abaixo.

1- Como começou e por qual motivo escolheu esta profissão?
2- Qual sua formação acadêmica?
3- Qual sua rotina diária?
4- Quais as ferramentas e técnicas que você utiliza em seu trabalho?
5- Quais dicas você dá para quem quer seguir essa profissão?

Conto com a sua colaboração e aguardo retorno.
É isso! Muito café, vários jobs e ótima semana!

Att,
André Alves

Oi André ;), bom já vamos direto pro assunto:

1- Como começou e por qual motivo escolheu esta profissão?
Tudo começou senão me engano na quinta série quando fui fazer um trabalho na casa de uma amiga de escola, chegando lá na casa dela vi uma sala com um computador (que na época era coisa de outro mundo) e vários papeis e posters de anúncios de revista, e sei lá pq motivo aquilo me encheu os olhos e perguntei para menina o que o pai dela fazia e ela respondeu:

– Meu pai é diretor de marketing da Q-Refresco (na época a empresa q fazia o chocolate confetti)

Ai pronto, encasquetei que queria ser diretora de marketing ou fazer computação gráfica, como na época soube que computação grafica tinha que saber muita matematica, coisa que nunca foi meu forte, desisti, e continuei com a ideia de marketing ou criação…os anos se passaram e só no colegial fui saber mais sobre a área. Marketing tem um leque de atuação muito maior do que criação, então optei por fazer o curso de Publicidade e Propaganda com enfase em Marketing, hoje já nao existe esta distinção no curso da faculdade ao qual sou formada, com o passar do tempo não tinha como fugir, mesmo trabalhando em algumas empresas como assistente de marketing sempre tinha que criar alguma peça, ai não adiantou o que eu queria fazer lá no começo q só não optei mesmo pelo leque de atuação aconteceu naturalmente, hoje crio campanhas muito mais do que planejo a parte de marketing.

2- Qual sua formação acadêmica?
Publicitária (metida a designer – rs)

3- Qual sua rotina diária?
Como trabalho em casa (home office) minha rotina difere um pouco da de quem trabalha em agência, então vamos lá, levanto, caminho uma hora – (quando to com vontade e uisso nao é sempre rs) – volto vejo meus emails termino o que comecei no dia anterior e procuro ler MUITOOOOOOO sobre o que rola na área tanto no Brasil como no mundo, isso ja ta dentro da minha rotina de me manter sempre atualizada, o que leio e acho interessante quando lembro posto no IFDBlog e agora fiz o IFDBlog versão inglês entao o que leio de interessante lá dos gringos agora já trago tb pro blog. Desligo o pc só quando a vista cansa (nao recomendo isso pra ninguem) mas a hora de encerrar minhas coisas tenho ainda q me impor mais para ter isso em minha rotina, enquanto não vejo algo q comecei finalizado não durmo direito, e é incrovel como sempre acho site com conteúdo interessante justo de noite – rs


4- Quais as ferramentas e técnicas que você utiliza em seu trabalho?

Basicamente o computador, referencias que sempre costumo ter tanto as que encontro pela net como as que “junto” quando saio de casa (um bolo de papeis, malas diretas enfim todo tipo de impresso saio catando para colocar na minha pastinha de referência).

5- Quais dicas você dá para quem quer seguir essa profissão?
Nada cai do céu, seja sempre pró ativo, corra – vá atrás do que quer, leia muito saiba de tudo o que acontece por ai tanto da sua área como de outras, saber um pouco de tudo; estar antenado e ter contatos na área hoje em dia são primordiais pro seu sucesso.

enfimm é isso aí, espero ter ajudado um pouco!

Posted in:

2 Comentários

  1. Bom dia Mestre Iris,

    Não sei nem como lhe agradecer pela entrevista. Fiquei até surpreso por ter incluido no blog, ficou demais.
    Aprecio seu trabalho e desejo muito sucesso para você. Ah, preciso confessar uma coisa: ADORO suas dicas no blog, tanto é que faz parte da minha leitura diária!

    Muitíssimo obrigado e uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *