IFD Responde

Rogerio Martins escreveu:
Não possuo formação acadêmica mas trabalho com fotografia desde 1995. A partir de 2001 comecei também a fazer serviços esporádicos de design gráfico e webdesign. Mudei pra São Paulo em março de 2006 e desde de então estou procurando trabalho na área de criação, seja gráfico, seja web.

Trabalho desde abril numa empresa mas acredito que o meu salário esteja muito abaixo da média que ganha um assistente de criação ou webdesigner jr.

Gostaria de crescer profissionalmente mas não tenho formação acadêmica nenhuma, minha escolaridade limita-se ao 2º Grau (atual ensino médio).

Gostaria de saber como poderia alavancar minha carreira nessa área: é melhor fazer uma faculdade de 2 anos (numa instituição mais modesta – minha renda não permite coisa melhor) ou cursos livres em escolas mais renomadas como ESPM e Senac? Mesmo trabalhando melhor meu portfólio, minha formação (ou falta dela) ainda deve atrapalhar minha carreira? Gostaria de uma opinião de vocês.

Obrigado, e parabéns pelo site/blog. É ótimo!
Rogério Martins

Oi Rogéro, obrigado por prestigiar o IFDBlog e por suas palavras, vou tentar te ajudar.

Se você tem possibilidade de fazer um curso superior por mais que seja numa instituição de ensino modesta opte por ele, na minha opinião o aprendizado será mais completo do que optando por por exemplo um curso de verão numa ESPM da vida, logico é bom porém lá você terá pinceladas e não vai mergulhar no tema como se estivesse num curso superior que vai fazer com que você entenda as coisas desde seu comecinho até a concepção de uma campanha completa (por exemplo). Nestes cursos de 2/3 meses a maioria são complementares a alguém que já tem formação superior, eles partem do principio que você já tem uma boa base e eles vão partir desta base para o curso, então se voce não tem uma base sólida no final o curso não terá grande serventia pra você no final ( a nao ser colocar no seu curriculo fiz TAL CURSO, mas aprender q é bom nada) e aí é dinheiro jogado fora (na minha opnião).

Hoje em dia TEM QUE TER curso superior, até pra limpar chão do Mc Donald´s tem que estar pelo menos cursando um faculdade qualquer, na nossa área o portfolio fala mais alto, mas inumeras vezes a união de um belo portfolio e ter uma formação academica (a base de tudo) já será algo a mais que terá de vantagem em comparação a um candidato que só tem um fólio interessante.

No ano em que fiz faculdade você não tem idéia do tanto de “tiozinho” que já trabalhava em agência fazendo faculdade e pq? pois eles estavam “com medo” da galerinha nova (que estava chegando com a base teorica e uma cabeça muito mais aberta a novas experiências) de “pegar” o emprego deles, imagina só se um dinossauro de anos de experiencia sem formação corre atrás do prejuizo e vai fazer faculdade com um certo medo de perder o posto pra alguem jovem, imagina alguem novo sem formação academica? então se tem uma graninha pra fazer um facu FAÇA, tente fazer um acordo com sua empresa já que eles não te remuneram adequadamente quem sabe investindo um pouco no custo da sua facu não será uma boa para eles 😉

Espero ter ajudado em algo, boa sorte e suce$$o!

Posted in:

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *