Ergonomia: eu quero uma para trabalhar

Quem trabalha de casa deve cuidar da sua saúde como se este fosse o maior patrimônio da sua empresa. O menor dos problemas pode significar um absenteísmo, e para quem é autônomo, não trabalhar é fechar automaticamente a torneira do “faz-me-rir”. Seguem algumas dicas de ergonomia que encontrei na Revista Casa Cláudia.

1. Procure variar a postura, pois repetitividade sempre é prejudicial. Se você fica sentado por longas horas, como regra geral, levante a cada 50 minutos e dedique dez minutos para caminhar, ficar de pé, esticar-se… Mas aprenda a ouvir o seu corpo – ele pode reclamar antes desse período. Alterne a posição quando sentir qualquer incômodo.

2. Se há padrões estabelecidos de móveis, o mesmo não acontece com o corpo humano. É raro encontrar modelos que sejam confortáveis para todos os tipos de pessoas. Por isso, algumas adaptações costumam ser necessárias. Quando sentado à mesa de trabalho, quem fica com os pés soltos no ar pode usar um tablado ou caixa como apoio para eles. Para quem é muito alto, o tampo na mesa não permite que as pernas se encaixem com conforto. A solução pode ser usar calços em todos os pés da mesa.

3. Em geral, as mesas são fixas, não havendo a possibilidade de adaptar a altura da bancada ao usuário. Por isso, a cadeira deve ter assento regulável. No mercado, os modelos em que a altura varia de 43 a 53 cm atendem a todas as estaturas. A cadeira deve ser ajustada para que cotovelo, punho e mão fiquem na mesma altura da mesa. Os braços precisam estar relaxados.

4. A profundidade mínima da mesa, para acomodar o computador e o teclado, é de 75 cm.

5. Aconselha-se, como modelo de mesa, aqueles com desenho em C ou L, que adaptam melhor o abdômen. Bordas arredondadas não machucam o corpo e tampos com superfícies opacas são a melhor opção para que a luz não reflita e prejudique a visão.

6. Os braços da cadeira são dispensáveis. Podem ser um apoio extra, mas para o trabalho na mesa não é tão necessário.

7. Evite instalar o home office contra a janela. O reflexo da luz diretamente no computador ou sobre a mesa prejudica qualquer trabalho. A luz precisa ser perpendicular para não haver sombra sobre o papel de quem escreve.

autora: Marina Sell
fonte: Go Home

Alguns layouts para aproveitar bem o seu espaço para montar seu home office você pode encontrar clicando aqui

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *