[ALERTA] Associação Comercial e Empresarial do Estado de São Paulo – Fraudulenta



[ LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO ANTES DE COMENTAR ]

Olá pessoal, este é um daqueles posts atípicos do IFDBlog.

Há algumas semanas atrás formalizei minha empresa (até então atuava como autônoma emitindo o velho conhecido RPA) e como é normal, o negócio cresceu de tal forma que vi a necessidade de abrir uma empresa.

Hoje para minha surpresa (aliás nem tanta, pois já sabia do golpe graças a um alerta feito por um amigo meu) recebi um boleto da “Associação Comercial e Empresarial do Estado de São Paulo” no valor de R$258,97 com a data de validade de pagamento expirada, daí você se pergunta:

Como eles conseguiram meus dados?

Nossos dados cadastrais são obtidos facilmente no “Diário Oficial do Estado” (DOE), que publica diariamente a relação de empresas que foram abertas, seguindo determinação da Lei 8.934 de 1994, que dispõe sobre o registro público de empresas. De posse dos endereços, entidades mal intencionadas encaminham imediatamente o boleto de cobrança.

Entrei em contato (para isso não levei 5 minutos procurando na internet) com a verdadeira ACSP que enviou a seguinte resposta

Por diversas ocasiões a Associação Comercial de São Paulo, entidade fundada há mais um século, alerta os comerciantes e empresários para que sempre tenham atenção aos boletos e outras cobranças que recebem, pois já estamos cientes de práticas desta natureza. Infelizmente sua empresa acabou sendo vítima de tal procedimento. Mas devemos esclarecer que a Associação Comercial de São Paulo nada tem a ver com esta entidade citada em sua mensagem. Pelo contrário, a ACSP é uma entidade séria, disponibilizando serviços de informações para o mercado. Se sua empresa desejar, poderá manter contato com nossa Central de Relacionamento (11) 3244-3030 e solicitar a visita de um representante.

Atenciosamente,
Equipe ACSP

Essas associações fraudulentas não passam de entidades sem qualquer estrutura para o atendimento do que oferecem, e nem mesmo, podem atender as necessidades das empresas. Tais fichas de compensação não podem ser protestadas por não caracterizarem títulos que habilitem o seu emitente a esse ato. Ninguém poderá ser obrigado a associar-se ou permanecer associado, como consta no texto Constitucional – Artigo 5o – parágrafo XX. Portanto, não pague qualquer contribuição a entidades estranhas, redobrem a atenção antes de efetuarem quaisquer pagamentos, confirmando a legitimidade da cobrança.

Se você possui dúvidas de alguma cobrança indevida que chegou em sua casa NÃO AS PROCURE NESTE BLOG NEM TÃO POUCO NOS COMENTÁRIOS pois não presto consultoria gratuita, tão pouco tenho conhecimento para tal, esta postagem é apenas um alerta da mesma forma que perdi 5 minutos do meu tempo procurando mais informações sobre o ocorrido e sobre a entidade fraudulenta obviamente você terá, basta ter vontade.

Se você abriu uma empresa diretamente na prefeitura PROCURE A PREFEITURA para esclarecer sobre algum boleto estranho que chegou na sua casa, se você abriu sua empresa usando os serviços de um escritório PROCURE O ESCRITÓRIO para esclarecer suas dúvidas caso algum boleto de cobrança chegue em sua casa, em casos extremos de dúvidas procure um ADVOGADO.

Abaixo, a lista de algumas associações que enviam cobrança bancária. Anote e previna-se:

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO BRASIL
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO DO SISTEMA UNIFICADO DO COMÉRCIO E INDUSTRIA DO ESTADO SP
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DO BRASIL
ASSIM ACIP/CDL

Quem souber de outras entidades do tipo, por favor contribua utilizando os comentários.

Postado em:

132 Comentários

    • Não, ela não tem que “pegar” absolutamente NADA com o MEI, por favor não forneça informações equivocadas para não confundir o pessoal. O certo é procurar um ADVOGADO ou procurar o JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS em sua cidade para que eles orientem qual a melhor forma para reaver o dinheiro cobrado por estas instituições que NÃO TEM NADA A VER COM O MEI.

        • Acho que não sou tão tonta o quanto pensa, afinal eu não paguei boleto algum e fiz mais, um post em meu blog para alertar e ajudar outras pessoas que venham a cair neste “conto do vigário” e pelo que pode ver nos comentarios e os views que esta publicação teve foram varias pessoas ajudadas. A orientação em procurar um advogado ou mesmo um juizado de pequenas causa é mais do que lógico e óbvio diante ao que foi exposto tanto no texto quanto nos comentários anteriores.

          Na minha opinião tonto mesmo é aquele usa o tempo ocioso dele para ofender quem esta contribuindo com algo útil ;) quem sabe da próxima você consiga ser um pouco mais produtivo.

  1. Também recebi dois boletos fiquei tao indignada pois só havia 5 dias que eu abri a empresa e no site do MEI informava um valor mensal de menos de 50 reais que cancelei minha inscrição. Galera topo ação conjunta.

  2. Obrigada pelas preciosas informações Íris. Lamento muito que isso aconteça a tanto tempo e nada tenha sido feito pelas autoridades. Lamentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *