6 dicas para arrasar ao falar em público

Ao longo da carreira, alguns funcionários acabam alcançando posições de destaque e, por isso, precisam enfrentar novos desafios, como falar em público. Entretanto, a comunicação pode gerar inseguranças, já que muitas pessoas têm receio de se apresentarem. Quando você atingir essa fase profissional, saiba como agir para ter um bom desempenho com as 6 dicas a seguir:

1 – Aja naturalmente
Durante discursos em público, é fundamental que você demonstre que está se sentindo confortável com a posição que ocupa. Tente falar como se você estivesse conversando com um amigo, para que alcance o maior grau de naturalidade possível.

2 – Treine
Quando você for falar em público, pratique muito para saber a melhorar de falar e ter domínio completo do conteúdo. Uma boa ideia é praticar em frente ao espelho ou pedir para que um colega o assista falando, para que depois possa dar um feedback sobre o seu desempenho.

3 – Escute música antes da apresentação
A música tem um grande poder de fazer com que as pessoas relaxem e se sintam melhores. Por isso, separe os minutos que antecedem o seu discurso para que você consiga deixar a mente livre e, consequentemente, sentir-se mais preparado para a apresentação.

4 – Escolha bem a roupa que irá usar
Além de manter uma postura profissional, já que irá falar em público, é essencial se sentir confortável. Como a própria situação já pode gerar desconforto, você não deve deixar que sua vestimenta se torne um problema. Escolha aquela peça de roupa que você sabe que passará uma boa imagem para as pessoas, mas ao mesmo tempo aumentará sua autoconfiança.

5 – Prepare-se para os erros
Não se desespere caso você comete algum erro durante seu discurso. Por conta do nervosismo, esse tipo de situação pode acontecer. Por isso, antes de começar, é importante que você se conscientize de que está sujeito a falhas e encontre estratégias para lidar com elas da melhor maneira possível. Jamais culpe a si mesmo, use-os como aprendizado e como uma forma de crescimento pessoal.

6 – Foque no conteúdo
Quando você estiver falando em público, foque sua atenção apenas no conteúdo que está expondo e não na audiência. Dessa forma, você conseguirá manter a calma e, consequentemente, ser mais claro e direto nas suas afirmações. Além disso, a confiança que você irá passar fará com que as pessoas levem como verdade tudo o que está dizendo.

fonte: Universia Brasil

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *