10 Pontos Importantes ao Fazer Apresentações

Sempre que você fizer uma apresentação de um projeto, de sua empresa, negócio ou consultoria, deve ter alguns cuidados básicos.

Muitos cometem o erro de ter uma seqüência padrão de slides, que são lidos de forma mecânica sem uma ligação direta com seu principal objetivo.

A seguir estão algumas dicas para sua próxima apresentação:

1. Tenha claro seu objetivo. Pergunte-se exatamente o que você pretende obter com esta apresentação e como chegará a esta meta. Por exemplo, “que o cliente conheça minha empresa” não é um bom objetivo, já que é vago e não tem resultados práticos. Um objetivo bom seria “obter aprovação do diretor para alocação de recursos ao projeto”.

2. O importante é a qualidade do material apresentado, não a quantidade. A qualidade nas informações e na forma da apresentação transmitirá confiabilidade e profissionalismo. Preocupe-se também com a qualidade estética. Cores, layout e fontes devem ser cuidadosamente escolhidos.

3. Esteja certo de que você estará resolvendo um problema de seu público.
Seu projeto serviço pode ser o melhor do mundo, mas de nada servirá se ele não resolver alguma necessidade de quem está vendo a apresentação.

4. Qualquer apresentação deve ser feita do ponto de vista do cliente (seja interno ou externo). O que cliente precisa, como o cliente pode melhorar suas atividades, etc. Evite ficar falando somente de você, já que não é isso que o cliente quer ouvir.

5. Não deixe que a apresentação se transforme em um monólogo. Busque o feedback do cliente (verbal ou não-verbal) e adapte a apresentação à realidade do momento. Por mais que você se prepare, deve saber modificar seu rumo conforme note a atitude do cliente.

6. Não coloque informações excessivas em cada slide. Cada página da apresentação deve transmitir somente uma mensagem, e esta deve ser muito clara e objetiva. Se você encher a página com informações, não só tornará mais cansativa a apresentação como esconderá a idéia principal em meio a outras menos importantes.

7. Tenha estrutura na apresentação. A apresentação deve contar uma história. Cada informação apresentada deve ser um passo adicional que leve naturalmente ao objetivo principal. É muito útil criar um fluxograma da apresentação, já que isto lhe dará clareza sobre o caminho que você está usando para que seu público chegue à conclusão que você deseja.

8. Capriche na conclusão. Não se esqueça de transmitir no final da apresentação, em menos de um minuto, a idéia principal pretendida. Talvez sua seqüência de informações não foi tão clara para o cliente como você imaginou que seria, e esta é a oportunidade de trazê-lo de volta para seu fluxo de idéias.

9. Evite surpresas. Se o que você vai apresentar é uma mudança muito grande para o cliente ou tem um nível de risco elevado, faça seu dever de casa antes da apresentação. Consulte outros profissionais que podem lhe ajudar a entender se sua proposta pode ser rejeitada instantaneamente. Você pode acreditar fortemente no que oferece, mas tente reduzir o risco de que sua apresentação seja encerrada antes do fim por um cliente que não aceitará suas idéias.

10. Esteja pronto para perguntas. Uma boa apresentação pode ir por água abaixo se o cliente perceber que se tratava de um script decorado e você não tem realmente um profundo conhecimento do assunto.

autor: Luiz Henrique de Paiva Jose
fonte: O Gerente

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