O Designer e o Diretor de Arte
31 ago 2007 • Carreira, Design • 4 Comentários,faça o seu também!
Design é uma palavra inglesa que significa projeto. Grosso modo, criar algum objeto, projetar sua funcionalidade, sua utilidade, e dar a esse objeto uma forma para que ele faça parte da sociedade, especialmente a de consumo, é fazer design. Esse design pouco tem em comum com o trabalho do Diretor de Arte como o conhecemos. O design está em tudo. Qualquer coisa tridimensional tem design – não importa se bonito ou feio. Carros eletrodomésticos, aviões, barcos, máquinas, produtos móveis, computadores, brinquedos, roupas e tantos outros representam a história do design. É a fotografia do mundo em todas as suas cores e formas. Presente, passado e futuro.
Embora seja possível dizer que quem faz design também faz arte, o Diretor de Arte não participa diretamente dos processos do design, a não ser que ele tenha como opção tornar-se designer industrial. Mas não vamos falar de design industrial, o que seria muito mais complexo que essas poucas linhas e que, no fim das contas, para o Diretor de Arte pouco acrescentaria. O que faz parte do dia-dia do Diretor de Arte é, isso sim, o design gráfico. Mas o que é design gráfico?
Quando se cria um projeto gráfico onde todo um conjunto de elementos estão combinados e tratados de maneira que fiquem bem distribuídos e tenham sentido, se está fazendo design gráfico. Diagramação, fotos, ilustrações, tipografias e efeitos computadorizados fazem parte da elaboração desse projeto. Criar num espaço bidimensional – nesse caso o papel ou a tela do computador – e dar sentido aos elementos que vão ocupar esse espaço é fazer design gráfico.
Trabalho que, via de regra, é desenvolvido pelo profissional chamado designer gráfico. Aí é que está a “pequena confusão”. O designer gráfico cria logotipos, embalagens, projetos editoriais – capas de livros, revistas -, programação visual – envelope, papel-carta, cartão -, manual de identidade visual, folhetos, cartazes, páginas para a internet e mais uma série de materiais gráficos que não são campanhas publicitárias. Mas o Diretor de Arte também faz tudo isso. Por que, afinal, separar Diretor de Arte de designer? O designer gráfico é, antes de tudo, um Diretor de Arte. Ponto. O único senão é que a sua especialidade não é campanha publicitária. E qual o problema? Médicos são médicos sempre. Especializam-se em suas áreas mas são médicos. Só pra você entender melhor: David Carson – um dos monstros do design gráfico moderno e que deu cara nova à revista Trip aqui no Brasil – foi considerado um dos melhores Diretores de Arte do mundo.
Temos, portanto, o seguinte quadro: design industrial pouco ligação tem com o dia-a-dia do Diretor de Arte. Design gráfico tem toda ligação. Não é apenas um complemento, mas é grande parte do trabalho. Os dois profissionais, Diretor de Arte e designer gráfico, precisam entender as mesmas coisas sobre criação quando se trata de peças gráficas. Desenvolvem peças semelhantes ou até idênticas. Conhecem diagramação, layout, tipografia, fotografia e grande parte de tudo o que você já leu até agora.
fonte: Tudo Com
compartilhe:
Outros artigos que você deveria ler! |







31. 08. 2007 às 2:15 pm
Obrigado por tomar essa liberdade Iris! Agora que você fez isso eu também vou descontar te colocando no blogroll do 30”!
Inté!
Matt
30”
1. 09. 2007 às 8:52 pm
sempre leio gente falando que é design. acho tao engraçado.
1. 10. 2011 às 6:51 pm
Só queria corrigir uma coisa !
Designer Gráfico desenvolve MARCA e não logotipo, para com o seu cliente, não estou te criticando, mas gostaria que analiza-se mais sobre isso, e não apenas pesquisar!
2. 10. 2011 às 9:51 pm
Explique que fiquei confusa, quer dizer que nao é logotipo e sim “marca” que fazemos…. me diz a diferença de um para outro por favor
Pq outro dia mesmo um cliente me pediu um logotipo e pelo que vc escreveu terei que entregar uma marca a ele … fiquei confusa
……………..
E antes que tete argumentar e algo leia o texto: Logomarca? Qual seria o sentido dessa genuína invenção brasileira? Logomarca quer dizer absolutamente nada.
No seguinte trecho:
“Marca é o nome da empresa ou do produto, a designação que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos. O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.”
mas sinceramente aconselho que leia o texto do link na integra.