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Como os Usuários Lêem na Web? … Não lêem …

Raramente um usuário chega a ler todas as palavras de uma página da web; na verdade, ele pesquisa a página, selecionando palavras e frases específicas. Num estudo recente, John Morkes e eu descobrimos que 79 % dos usuários pesquisados sempre sondavam qualquer página que encontrassem; somente 16 % liam o texto inteiro.

Conseqüentemente, uma página da web precisa utilizar um texto pesquisável, que apresente:

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– palavras-chave realçadas (links de hipertexto, tipo de fonte e cor funcionam como realce);

– sub-títulos pertinentes (e não “engraçadinhos”);

– listas indexadas;

– uma informação por parágrafo (os usuários provavelmente pularão informações adicionais, caso não sejam atraídos pelas palavras iniciais de um parágrafo);

– estilo de pirâmide invertida, que principia pela conclusão;

– metade do número de palavras (ou menos) do que um texto convencional.

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Concluímos que a credibilidade é importante para os usuários da web, visto não estar claro quem está por trás das informações nem se a página pode ser digna de confiança. Pode-se aumentar a credibilidade através de gráficos de alta qualidade, de um texto correto e de links de hipertexto apropriados. Links que conduzam a outros sites demonstram que os autores fizeram seu dever de casa e não têm medo de que os leitores visitem outros sites.

Os usuários em nosso estudo odiavam o “marquetês”; aquele estilo de escrita que contém afirmações exageradas e subjetivas (tais como “o mais vendido”) tão predominante na web hoje em dia. Os usuários são ocupados: precisam obter dados precisos. Além disso, a credibilidade é afetada quando os usuários conseguem perceber o exagero.

Avaliação do Efeito de um Texto mais Elaborado na Web

Para medir o efeito de alguns itens de conteúdo que identificáramos, desenvolvemos cinco versões diferentes do mesmo website (mesmas informações básicas; diferente redação; mesma navegação no site). A partir daí, solicitamos que os usuários realizassem as mesmas tarefas em sites diferentes. A tabela a seguir ilustra que a usabilidade medida foi bem maior para as versões concisa (58 % maior) e pesquisável (47 % maior). Quando combinamos os três itens para melhorar a redação num único site, o resultado foi estupendo: usabilidade 124 % maior.

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ersão do Site
Exemplo de Parágrafo
Aumento na Usabilidade

(relativa à condição de controle)

Texto Promocional
(condição de controle)
Com o “marquetês” presente em muitos websites comerciais.
Nebraska está repleta de atrações internacionalmente conhecidas e que recebem um grande número de pessoas anualmente, sem exceção. Em 1996, alguns dos locais mais populares eram Fort Robinson State Park (355.000 visitantes), Scotts Bluff National Monument (132.166), Arbor Lodge State Historical Park &amp;amp;amp; Museum (100.000), Carhenge (86.598), Stuhr Museum of the Prairie Pioneer (60.002) e Buffalo Bill Ranch State Historical Park (28.446).
0 %
(por definição)
Texto Conciso
Com aproximadamente metade do número de palavras da condição de controle.
Em 1996, seis dos locais mais concorridos em Nebraska foram Fort Robinson State Park, Scotts Bluff National Monument, Arbor Lodge State Historical Park &amp;amp;amp; Museum, Carhenge, Stuhr Museum of the Prairie Pioneer e Buffalo Bill Ranch State Historical Park.
58 %
Layout Pesquisável
Com o mesmo texto da condição de controle num layout que facilitou a leitura.
Nebraska está repleta de atrações internacionalmente conhecidas e que recebem um grande número de pessoas anualmente, sem exceção. Em 1996, alguns dos locais mais populares eram:

– Fort Robinson State Park (355.000 visitantes);
– Scotts Bluff National Monument (132.166); – Arbor Lodge State Historical Park &amp;amp;amp; Museum (100.000);
– Carhenge (86.598);
– Stuhr
Museum of the Prairie Pioneer (60.002);
– Buffalo
Bill Ranch State Historical Park (28.446).

47 %
Linguagem Objetiva
Com texto neutro, ao invés de um texto subjetivo e exagerado (no mais, igual à condição de controle.
Nebraska oferece várias atrações. Em 1996, alguns dos locais mais populares eram Fort Robinson State Park (355.000 visitantes), Scotts Bluff National Monument (132.166), Arbor Lodge State Historical Park &amp;amp;amp; Museum (100.000), Carhenge (86.598), Stuhr Museum of the Prairie Pioneer (60.002) e Buffalo Bill Ranch State Historical Park (28.446).
27 %
Versão Combinada
Com todas as três características juntas no estilo de escrita: conciso, pesquisável e objetivo.
Em 1996, seis dos locais mais visitados em Nebraska eram:

– Fort Robinson State Park;
– Scotts Bluff National Monument;
– Arbor Lodge State Historical Park &amp;amp;amp; Museum;
– Carhenge;
– Atuhr Museum of the Prairie Pioneer;
– Buffalo Bill Ranch State Historical Park.

154%

Ficamos um tanto surpresos com o aumento substancial da usabilidade na versão que apresentou um linguagem mais objetiva (27 % maior). Esperávamos que os usuários preferissem esta versão com relação ao texto promocional (o que realmente ocorreu), mas pensávamos que o desempenho seria o mesmo para ambos os tipos de linguagem. Na verdade os quatro itens de desempenho medidos (tempo, erros, memória e estrutura do site) também foram mais altos para a versão objetiva do que para a versão promocional. Nossa possível explicação para esta descoberta é: a linguagem promocional impõe um trabalho cognitivo aos usuários, os quais terão de despender energia filtrando a hipérbole de modo a chegar aos fatos. Quando se lê um parágrafo que começa com “Nebraska está repleta de atrações internacionalmente conhecidas”, a primeira reação de um usuário é “não, não está” e esta reação o interrompe e o distrai na visita ao site.

autor: Jakob Nielsen
Tradução de: José Manuel da Silva, Mestre em Lingüística e Filologia Românica

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Uma resposta

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  2. Muito bom isso.
    Uma vez fiz um teste para outdoor em que mostrava a minha versão pra peça e a peça com pitacos do cliente.
    As 2 eram mostradas ao mesmo tempo durante longos 2 segundos para 5 pessoas que não sabiam nenhuma informacao sobre o conteúdo.

    Ao termino do tempo eu fazia perguntas sobre informacoes contidas na peça.

    Data, hora do evento, tel de contato, quantas figuras X apareciam…

    Minha versao ganhou de 8 a 2. E pudemos mensurar o poder de percepcao da mensagem.

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